Notícias

Percival Henriques e Cláudio Furtado representam a Paraíba no Fórum de Governança da Internet, no Japão

Percival Henriques (à esquerda da foto) e Cláudio Furtado (à direita na foto), secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), do Governo da Paraíba

O Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), que também é Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Percival Henriques, está em Kioto, no Japão, onde está participando da 18ª reunião anual do Fórum de Governança da Internet (FGI), da Organização das Nações Unidas (ONU). Organizada pelo governo japonês e com o tema geral ‘A Internet que queremos – Empoderando todas as pessoas’, a reunião do ‘IGF Kyoto 2023’ ocorre deste domingo (8) até a quinta-feira (12).

“Este evento é o principal fórum internacional de governança da Internet e o local mais apropriado para encontrar soluções para questões que inquietam o mundo atual; desde questões ligadas à inteligência artificial (IA) até a emergência climática no planeta”, informa Percival, ressaltando “Todos os subtemas do evento estão conectados à sociedade da informação e à Internet”.

Na comitiva brasileira que se encontra no Japão, a delegação paraibana, além de Percival Henriques, também conta com a presença do secretário Cláudio Furtado (à direita na foto), da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), do Governo da Paraíba. Percival Henriques e Cláudio Furtado são conselheiros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), estrutura multissetorial responsável por coordenar e integrar as iniciativas relacionadas ao uso e funcionamento da Internet no Brasil.

Com base nos resultados da convocatória para questões temáticas, o ‘IGF Kyoto 2023’ está discutindo em cinco dias do evento os seguintes sutemas: ‘IA e tecnologias emergentes’, ‘Evitando a fragmentação da Internet’, ‘Cibersegurança, cibercrime e segurança online’, ‘Governança e confiança de dados’, ‘Divisão digital e inclusão’, ‘Governança digital global e cooperação’, ‘Direitos humanos e liberdades’ e ‘Sustentabilidade e meio ambiente’.

O ‘IGF Kyoto 2023’ pretende estabelecer uma Internet aberta e inclusiva, que não exclua nenhum indivíduo. O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, anfitrião do evento, está buscando um fórum mais abrangente e eficiente. “O foco reside em fomentar discussões que assegurem e desenvolvam uma Internet livre, unificada e segura, dando ênfase à relevância da cooperação internacional na era digital, tanto em âmbito nacional quanto internacional”, explica Percival Henriques, que coordenou em 2015 em João Pessoa o único evento do IGF promovido pela ONU na Paraíba.

Percival antecipa que está fazendo esforços para que o Brasil volte a sediar mais um evento do IGF, em 2025. Originalmente previsto para a Rússia, devido à guerra com a Ucrânia, provavelmente o evento não ocorrerá em território russo. “Já sediamos dois eventos, Rio 2007 e João Pessoa 2015. Dada a situação emergencial, é mais adequado realizar em um país com experiência nesse tipo de encontro”, aponta o secretário de Comunicação do PCdoB paraibano.

Quanto ao evento que está ocorrendo em Kioto, Percival Henriques ainda ressalta: “Certamente, a presença e atuação dos paraibanos no IGF evidenciam a relevância da Paraíba e do Brasil nas discussões globais sobre a governança da Internet”.

Recentemente, no mês passado, Percival coordenou em Campina Grande, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), a 15ª edição da South School on Internet Governance (Escola Sul de Governança de Internet). Foi a primeira vez que o evento, que aconteceu de 11 a 15 de setembro, foi realizado na Região Nordeste e em uma cidade do interior.

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas como “WSIS Champion”, a South School on Internet Governance (SSIG) é organizada pelo Centro de Capacitación en Alta Tecnología para Latinoamerica y el Caribe (CCTLAT). Na edição de Campina Grande, a Associação Nacional para a Inclusão Digital (Anid), presidida por Percival, foi correalizadora, assumindo papel central na sua realização em território brasileiro.


Por: Redação do Diário de Vanguarda