Notícias

Alta de 6,1%

Tecnologia de fibra óptica é a que mais cresce para o provimento de banda larga

Provedores regionais incentivam crescimento da banda larga fixa

Matéria publicada no Jornal Correio da Paraíba, dia 09 de março de 2019. Economia (D2)

Os provedores regionais de Internet foram os principais responsáveis pelo crescimento do acesso fixo à Internet. De acordo com a Anatel, o serviço de banda larga fixa teve um crescimento de 6,1% no Brasil nos últimos doze meses. Cerca de 90% desse aumento foi registrado pelos provedores regionais. Em janeiro, 31,1 milhões de contratos estão ativos e destes, 7,4 milhões são clientes de provedores regionais.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) classifica essas empresas como Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) – aqueles com "participação de mercado nacional inferior a 5% em cada mercado de varejo em que atua”. Juntas, as PPPs adquiriram em janeiro mais 1,6 milhão de clientes – um aumento de participação de 28,5%.

Na Paraíba, 26,8% dos domicílios possuem banda larga fixa, contra uma média de 44,8% no Brasil. O estado brasileiro mais conectado por tecnologias fixas é São Paulo, onde 66,9% dos domicílios possuem esse tipo de acesso.

Para Percival Henriques, da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), esses empreendedores são os responsáveis pela inclusão de pessoas que moram em locais onde as grandes operadoras, como a Oi, a Vivo ou a Tim, não atendem.

“Houve uma tendência das operadoras de grande porte em operar serviços de acesso móvel à Internet, como o 3G, o 4G. Com isso, mais da metade dos brasileiros não tinham uma operadora que pudesse atendê-los. Vemos esse quadro mudando a cada mês por causa dos provedores regionais, que são aqueles técnicos que estão nas ruas passando fibra óptica ou estendendo suas redes até o interior usando radiofrequência”, argumenta Henriques.

A tecnologia de fibra óptica é a que mais cresce para o provimento de banda larga: 11,7% dos acessos em janeiro de 2018 eram por meio da fibra. No mesmo mês de 2019 esse percentual cresceu para 19%.