Sobre

A Anid atua pela inclusão social e digital no Brasil

Fundada em 2007, a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) promove os direitos à inclusão digital e social no Brasil através do acesso à Internet. Trabalha pelo exercício da cidadania facilitando o acesso às ferramentas digitais, abreviando a escassez de recursos tecnológicos.

A Anid é uma associação sem fins lucrativos e atua na área de capacitação dos recursos humanos dos provedores de Internet, através de cursos técnicos; realiza eventos com o objetivo de disseminar e propiciar troca de conhecimento em tecnologia; incentiva o uso de recursos técnicos para otimização do fluxo de dados nas redes; mantém projeto para acesso gratuito à Internet via wi-fi em locais onde há maior incidência de população carente.

Para atingirmos nossa missão nos articulamos com outras entidades não governamentais, universidades, empresas de base tecnológica e movimentos sociais. Sabemos que o envolvimento de várias pessoas em um projeto cria diversidade e fortalece o empreendimento.

Apoio aos provedores de Internet

Reconhecendo a importância dos provedores regionais para o desenvolvimento da Internet no interior do país, a Anid assume um caráter colaborativo junto aos provedores regionais visando o crescimento do setor.

Até agosto de 2018, a Anatel expediu 7.245 outorgas para Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Para prestar estes serviços de banda larga fixa os provedores de serviços de internet precisam dessa autorização. Nesse caso, essa é a quantidade de provedores legalmente operando no Brasil.

Ainda segundo a Anatel, as operadoras regionais de banda larga no Brasil (pequenos provedores) são detentoras da quarta maior fatia do mercado, 5,64 milhões de contratos (18,46%) em operação em julho de 2018. Nos últimos 12 meses, se destacaram em conjunto pelo alto crescimento, mais 1,87 milhão de contratos (+49,43%).

A Anid conta com 800 associados os quais encontram, junto à associação, apoio e facilidades para prestar um serviço mais eficiente, expandir suas redes e promover a inclusão digital e social.

Benefícios para os associados:

O associado da Anid tem à disposição uma série de benefícios proporcionados pela unidade de objetivos como:

  • Consultoria para elaboração de projetos junto a organizações de crédito, órgãos governamentais e licitações.
  • Divulgação dos produtos e serviços do associado no site da ANID.
  • Participação no processo de redistribuição de link.
  • Incentivo a participação nos PTT's ANID e também no PTT Metro-SP.
  • Compartilhamento de Infraestrutura.
  • Orientação sobre regulação (SCM, ASN, frequência) e tributação.
  • Compra conjunta com preços reduzidos.
  • Orientação jurídica.
  • Descontos em palestras e treinamentos.
  • Desconto nas mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação na UNIPÊ-JP.

E para o futuro?

Idealizamos um Brasil com mais pessoas conectadas, exercendo seus direitos de cidadão, adquirindo conhecimento e compartilhando experiências.

Sonhamos em construir uma sociedade do conhecimento onde os negócios da economia digital sejam impulsionados e o conhecimento seja socializado de maneira sustentável.


Nossa atuação em três eixos estratégicos, para você compreender melhor:

  • 1. Fomento, capacitação e organização de micro e pequenas empresas de base tecnológica

    A atuação da Anid junto aos provedores locais de Internet criou impacto na oferta de conexão em regiões onde esse serviço, até então, não existia. Como isso foi realizado?

    ­

    - Organizamos grupos e fizemos compra coletiva de contratação de trânsito de Internet. Com isso, aumentamos o poder de negociação junto às grandes operadoras.

    ­

    - Construímos redes próprias para transportar a capacidade contratada até localidades onde pequenos provedores e outros empreendedores atendem às demandas das comunidades. Essa ação chegou em cerca de 580 municípios, em 16 estados brasileiros.

    ­

    - Capacitamos pequenos provedores através de cursos para instalação e uso da fibra ótica, para efetivar a conexão de Internet com o usuário final. Provocamos mudança no paradigma tecnológico, pois esta conexão, chamada por “última milha”, era usualmente feita via rádio e sofria sérias interferências, comprometendo o serviço.

  • 2. Internet livre e gratuita em espaços coletivos

    Apoiamos projetos individuais de associados implementados em todo o Brasil.

    ­

    - Projeto JUNTS – Por uma Internet livre ­ É verdade: acesso gratuito à Internet. A Anid leva Banda Larga para as comunidades, instalando pontos de acessoa Wi­Fi em praças, associações de moradores, sindicatos rurais, comunidades indígenas, de pescadores, entre outros. Conheça mais o projeto JUNTS!

    ­

    - Espaços de Letramento Digital – É implantado em parceria com universidades e instituições de fomento à pesquisa. Além de disponibilizar equipamento, o projeto visa capacitar agricultores, pescadores, artesãos, entre outros, para usar a Internet como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania.

    Veja aqui como funciona o projeto Pescadores Online!

  • 3. Política públicas de inclusão digital no Brasil

    Buscamos contribuir com o Governo Federal na formulação e execução de políticas públicas.

    ­

    - Mobilização e participação na Conferência Nacional de Comunicação;

    ­

    - Participação nas audiências públicas para definição das diretrizes do Plano Nacional de Banda Larga.

    ­

    - Elaboramos uma pesquisa inédita de formação de preços de planos de acesso à Internet em parceria com o Ministério das Comunicações.

    ­

    - E pautamos, junto ao Ministério das Comunicações, assuntos como valores do link de internet praticado pelas operadoras; custos de boletos bancários, de aluguel de estruturas para transmissão de fibra óptica; dificuldade das micro e pequenas empesas para obtenção de crédito; problemas com descentralização dos programas de Inclusão Digital.


Membros

  • Presidente

    PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO
    - Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.BR.
    - Coordenador da Câmara de Segurança Cibernética e Direitos do CGI.BR
    - Conselheiro do Comitê Gestor de Internet - CGI
    - Conselheiro do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.BR

  • Vice Presidente

    LUIZ CLÁUDIO SOARES PEREIRA

  • 1º Titular
    Associado: VOAX – ANTONIO ALESSANDRO FITTIPALDI MOLINARI ME
    ANTONIO ALESSANDRO FITTIPALDI MOLINARI
  • 2º Titular
    ADANIERE RANDSON MARQUES DE MATOS

    Empresário no ramo de provimento de acesso à Internet Banda Larga no Interior do Brasil desde 1998. Administrador de Redes de Computadores, Construtor de Redes Metropolitanas em Fibra Óptica - MND, Fundações Estruturadas Pesadas e Montagem de Torres Autoportantes, está engajado em projetos sociais digitais e atualmente é o proprietário da MICRORCIM PRONET DO BRASIL INFORMATICA LTDA ME.

  • 3º Titular
    ADRIANO DAMASCENO BATISTA

    Empresário no ramo de tecnologia da informação, com experiência em cursos de Mikrotik e Redes, desempenha atividades na área de infraestrutura de redes na empresa Link PB. Atualmente é diretor administrativo da TAQUARA INFORMÁTICA LTDA ME.

  • 1º Suplente
    Associado: PGI TELECOM SERVICOS DE TELECOMUNICACOES LTDA ME
    JOSE MIELLE MENDES CANDIDO
  • 2º Suplente
    Associado: JOÃO SAMUEL DE MORAES MEIRA FILHO
    JOÃO SAMUEL DE MORAES MEIRA FILHO
  • 3º Suplente
    Associado: CLICK.COM – M. IZABEL DA SILVA INTERNET ME
    SEVERINO ALBINO DA SILVA FILHO