Notícias

PPPs

Provedores regionais de Internet lideram mercado de banda larga fixa no Brasil

Chegam a 31,3%

Provedores regionais de Internet lideram mercado de banda larga fixa no Brasil

Em 2019, as prestadoras de pequeno porte (PPP’s) passam a assumir o protagonismo no serviço de provimento de banda larga*. Somadas, agora, elas chegam a 31,3% de participação (share) no serviço e 9,87 milhões de acessos. As PPPs são aquelas empresas que possuem menos de 5% de market share do mercado de varejo nacional, um critério adotado a partir de novembro de 2018. Os dados são do Relatório de acompanhamento do setor de telecomunicações Serviço de Comunicação Multimídia – Banda Larga Fixa – 4º trimestre de 2019, da Anatel.
“As operadoras de grande porte seguiram uma tendência em operar serviços de acesso móvel à Internet, como o 3G, o 4G. Com isso, o mercado de banda larga fixa ficou desatendido; mais da metade dos brasileiros não tinham uma operadora que pudesse prover Internet em determinados locais. Vemos esse quadro mudando a cada mês por causa dos provedores regionais, estendendo suas redes até o interior usando fibra ótica ou radiofrequência”, argumenta  Percival Henriques, Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).
Em relação a crescimento de acesso à Internet por meio de banda larga fixa e evolução do mercado brasileiro houve um crescimento de 1% no último trimestre de 2019, fechando o ano com 32,92 milhões de acessos.
O meio usado para transmissão de dados que mais cresceu foi a fibra ótica, chegando a 31% do mercado. A fibra ótica deverá ultrapassar os cabos metálicos como principal tecnologia de banda larga em 2020.
A presença da infraestrutura de fibra ótica chegou a 423 novas cidades durante 2019. Dessa forma, 4.012 municípios encerraram o ano cobertos pela tecnologia, frente 3.589 em 2018.
A expansão ampliou para 72% a quantidade de cidades brasileiras com a presença da infraestrutura ótica. Juntas, elas concentram 92,6% da população, enquanto os 28% de municípios sem a opção reúnem os 7,4% de habitantes restantes.
Outro recorte de dados da Anatel destaca que 11,7% dos acessos em janeiro de 2018 eram por meio da fibra ótica. No mesmo mês de 2019 esse percentual cresceu para 19%.

Fibra óptica será a tecnologia mais usada a partir de 2020

Em relação à tecnologia o relatório da Anatel aponta que a fibra ótica praticamente empatou com a principal tecnologia, cabos metálicos, chegando a 10,22 milhões de acessos (31% de share) em fibra e 10,3 milhões de acessos em cabos metálicos (31,4% de share).
No  o Brasil terminou o ano de 2019 com 4012 municípios coma presença de fibra ótica. OI marcou liderança no que se refere a cobertura por fibra ótica, com 2360 municípios. Embora tenha havido substancial crescimento do número de municípios com presença de fibra ótica, continuam apenas os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal com a totalidade de municípios com fibra.
Além disso, percebe-se que a densidade do serviço de SCM atingiu o patamar de 50% nas localidades com presença de fibra ótica. Isso significa dizer que de cada 100 residências nestas localidades, 50 possuem acesso à Internet com banda larga.


Pequenos provedores têm mais mercado em cidades pequenas
As PPPs estão presentes em municípios com menor número de habitantes; em municípios com menos de 5 mil habitantes, 74,9% dos acessos por banda larga são servidos por PPPs. Entre 5 mil e 20 mil habitantes, 64% são serviços provenientes de provedores regionais. O número é bem diferente quando há mais de 100 mil habitantes, quando apenas 12,1% dos serviços de banda larga são prestados por pequenos provedores. Veja o gráfico:

Faixa de velocidade de dados aumentou para 34 Mbps

No que se refere a velocidade, houve o crescimento da quantidade de acessos acima de 34 Mbps, se tornado a faixa de velocidade de maior quantidade de acessos, mais de 13,4 milhões de contratos e ultrapassando 40% de share. Boa parte disso em função do crescimento da tecnologia de fibra ótica, que possui capacidade de oferta de serviço com maior velocidade. O aumento da velocidade média, segundo o relatório, correu em todos os estados.


* Tecnologias banda larga: Fibra Ótica (ATM, Fibra, FTTH), Cabo Coaxial (Cable Modem, HFC), Satélite (DTHSAT), Cabos Metálicos (Ethernet, FR, PLC, xDSL), Rádio (FWA, MMDS, Spread Spectrum, WIMAX).