Notícias

Internet No meu CEP

Provedores devem cadastrar os planos e áreas de atuação

Busca na web por serviços de acesso à Internet fixa

Anid lança o internet.nomeucep, buscador que ajuda a encontrar provedores de Internet

O site encontra na Web a empresa que atende sua rua ou seu município


 

A Associação Nacional para Inclusão digital, (Anid), lança o site internet.nomeucep.com.br, um serviço que reúne o cadastro de provedores regionais de Internet do Brasil e mostra aos consumidores quais empresas atendem o domicílio da pessoa interessada, pela consulta do CEP.

O serviço foi lançado no Road Show Infraestrutura da Internet em Natal, na sexta-feira (29/03), o encontro de provedores promovido pela Anid com apoio do Comitê gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). O Internet no meu CEP é um site de busca que vai além das informações dadas pelo Google ou outros web buscadores. Depois de inserir o CEP referente ao pedido para instalação de Internet, o site apresenta os provedores que atendem aquela rua e quais os planos que eles oferecem. O cliente pode selecionar o plano pelo site e aguardar o contato do provedor.

Segundo Percival Henriques, uma das características dos provedores regionais é a localidade dos serviços. “A maioria das empresas ISPs [Internet Service Provider], se concentram em determinados bairros da cidade, ou, no caso de cidades pequenas, se restringem a este ou aquele município. E as pessoas em geral não sabem que essas empresas existem, pois elas não costumam fazer propaganda de massa, como fazem as grandes operadoras. Contudo, podemos dizer que quase a metade dos domicílios com acesso à Internet por banda larga fixa no Brasil são atendidos por provedores regionais”, explica.

O serviço está em processo de cadastramentos dos provedores e planos. Só serão aceitos provedores regionais que não usam o sistema de cobrança baseado em franquia de dados. Ou seja, empresas que vendem banda larga fixa sem limite no uso de dados. “Cobrar Internet levando em conta a quantidade de dados usada pelo cliente é um limitador para o consumidor que não poderá navegar em determinados sites que contenham vídeo, pois o vídeo é pesado e usa muita banda. O princípio da Internet é que se possa acessar a todos os sites, sem favorecimentos à esse ou àquele”, esclarece Percival.