Notícias

Conselheiro no CGI.br

Percival Henriques apresenta no conselho do CGI.br pautas visando a expansão da Internet com a manutenção dos Princípios do Decálogo da Internet

Presidente da ANID é eleito conselheiro do Comitê Gestor da Internet

Percival Henriques de Souza é eleito pela quarta vez consecutiva para o Conselho do Comitê Gestor da Internet no Brasil para o mandato que vai até 2023. Percival Henriques é representante do Terceiro Setor no comitê cujo modelo é multissetorial com a participação da comunidade científica e tecnológica, do setor governamental, do setor empresarial e de uma pessoa de notório saber em assuntos de Internet.

O CGI.br  representa um importante espaço de diálogo e decisão sobre os grandes temas relacionados à Internet no Brasil. É composto por 21 integrantes, sendo 11 representantes da Sociedade Civil, nove representantes de órgãos de governo, além, do representante de notório saber.

Neste pleito, o CGI.br estabeleceu um processo eleitoral que contempla a representação dos diversos setores envolvidos mais diretamente com a Internet, especialmente no que toca à formulação de suas diretrizes e políticas nacionais.

Percival Henriques é físico e preside a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), fundada em 2007. A atuação de Percival Henriques no CGI.br iniciou em 2011 desenvolvendo na pauta do CGI.br temas relevantes para a política de estabelecimento de uma Internet neutra, inclusiva e democrática. Participou de eventos internacionais representando o CGI.br em discussões que definem a regulamentação técnica para uma boa operação da rede global. No Brasil, entre os atos mais relevantes está sua participação na construção do Marco Civil da Internet, sancionado pela presidente Dilma Rousseff durante o NETMundial, realizado em São Paulo, em 2014.

Acompanhando o desenvolvimento da Internet desde o início das primeiras conexões, Percival Henriques coordenou o projeto de pesquisa da história da Internet que resultou no livro “Paśsaros voam em bando” e aborda o início de projetos de máquinas de computar, no século XVIII, passando pela conexão em redes de computadores, o nascimento da Internet e o seu desenvolvimento até o século XXI.

Como presidente da Anid, lidera projetos de inclusão digital que contemplam o letramento digital, fortalece o setor de provimento de acesso a Internet formado pelos provedores regionais através de ofertas de formação técnica e gerencial, além de promover eventos de divulgação da inovação tecnológica e de Internet com a participação ampla da sociedade.

Atualmente, entre as pautas defendidas por Percival Henriques no Conselho do CGI.br estão a política de privacidade dos dados pessoais, a amplitude de programas de inclusão digital; a implantação de pontos de Internet comunitária, com a gestão do provimento de acesso compartilhado pela própria comunidade atendida, além de programas paralelos de letramento digital para o uso da Internet na construção da cidadania; o combate às fake news e aos riscos de vigilância digital; e o desenho da reorganização econômica no pós pandemia sob a ótica da economia digital.