Notícias

Em João Pessoa


CGI.ra agradece Governo da PB pelo apoio ao desenvolvimento da tecnologia

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na manhã de quinta-feira (17), em seu gabinete, na Granja Santana, membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que aproveitaram a ocasião para agradecer o apoio do Governo do Estado em assuntos relacionados à ciência e tecnologia. O CGI esteve em João Pessoa para realizar uma plenária aberta à população.

A reunião do Comitê Gestor da Internet com o governador Ricardo Coutinho consistiu em uma troca de informações sobre os impactos positivos da realização do Fórum de Governança da Internet (IGF) na Paraíba, acontecida em novembro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Na ocasião, foi feita uma solicitação de apoio ao Comitê para uma ação em parceria com o Governo do Estado no reforço da infraestrutura de banda larga e acesso à internet. “Contamos com a ajuda de vocês para uma boa base tecnológica. O país precisa disso”, afirmou o governador na reunião.

Entre os presentes estavam a secretária executiva de Estado de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Claudio Furtado; Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid); o secretário executivo do CGI, Hartmut Glaser; Carlos Alberto Afonso, titular do Terceiro Setor do CGI; e o representante da CGI de notório saber em assunto da Internet, Demi Getschko – engenheiro, considerado o “pai” da internet brasileira.

O secretário executivo do CGI, Hartmut Glaser, foi um dos mais elogiosos da edição do IGF ocorrida em João Pessoa. “Foi o melhor IGF de todos que assisti. Todos com quem converso gostaram da edição. Ouvi elogios especialmente ao ótimo local e à acessibilidade”, comentou Glaser.

A secretária Francilene Procópio reforçou a importância do Comitê, explicando que o CGI é um comitê multisetorial, com representação governamental, do setor privado, do terceiro setor e da academia e que foi o responsável no Brasil pela organização do IGF que aconteceu em João Pessoa no ano passado. “Como uma forma de mais uma vez agradecer ao Governador toda a hospitalidade que o estado forneceu ao evento, o Comitê resolveu fazer uma de suas reuniões itinerantes aqui. Foi um momento de agradecimento e também de tentarmos algumas parcerias no âmbito da fibra ótica e acessibilidade na internet”, disse a secretária executiva de Estado de Ciência e Tecnologia.

“O CGI veio agradecer o Governo do Estado na organização do Fórum de Governança da Internet aqui em João Pessoa e também se colocar à disposição de ser parceiro do Estado em alguns projetos na área de inclusão digital”, explicou Cláudio Furtado, presidente da Fapesq.

(Texto: Secom PB - Foto: Max Brito)