Notícias

Solução para o ambiente? Para substituir plástico, empresa sueca vai fazer moto elétrica com papel

Imagem: Freepik

A empresa de eletromobilidade sueca Cake quer erradicar o uso de plástico em sua linha de montagem. Por conta disso, uniu-se à startup PaperShell para conceber um projeto audacioso: uma moto elétrica feita de papel.

Não só papel, claro, mas substituindo suas partes plásticas por papel. E isso é um passo adiante na preservação do ambiente.

Papel especial

Motos a bateria oferecem uma jornada silenciosa e sem emissões de gases estufa. No entanto, alguns componentes empregados na fabricação dessas máquinas –o plástico sendo um exemplo–, causam outro tipo de poluição. O uso de papel, então, seria uma alternativa sustentável.

“Estamos empolgados em trabalhar com a PaperShell e desempenhar um papel crucial na busca de um material que possa minimizar ou até mesmo erradicar o uso de plástico convencional em nossa motocicleta”, explica o fundador e CEO da Cake, Stefan Ytterborn, em comunicado à imprensa. “Essa é uma colaboração que, em última análise, irá beneficiar toda a indústria automobilística e além.”

Para funcionar, não é também questão de usar caixotes do mercado. É um papel especial. A PaperShell afirma que seu composto de fibra é mais forte que o plástico e tem menor impacto climático — uma pegada de carbono de 0,65 kg CO2e (equivalência em dióxido de carbono) por unidade em comparação a 4,95 kg Co2e do polipropileno e 25 kg CO2e da fibra de vidro.

Além disso, mesmo fabricado com 100% de celulose, como qualquer papel, o composto fabricado pela startup sueca seria resistente a temperaturas instáveis, fogo, raios UV, dilatação térmica e colisões.

A parceria entre Cake e PaperShell espera produzir uma moto elétrica com “menor rastro de carbono possível” até 2025. Nenhum protótipo da moto de papel, por enquanto, está nos planos de divulgação.

Experiência em energia solar

A Cake é conhecida por fabricar motos elétricas off-road e sustentáveis. Recentemente, a fabricante inovou ao lançar motos elétricas movidas a energia solar: Kalk AP, Osa+ AP e Osa Flex AP. Com autonomia de 3 horas e velocidade de topo de 90 km/h, esses veículos foram projetados para ajudar guardas florestais na África a combater a caça ilegal no continente e abordar criminosos sem serem detectados.

A companhia também anunciou nos últimos tempos uma parceria com a Polestar. Ela vai produzir ciclomotores elétricos para a subsidiária da Volvo.

Fonte: Olhar Digital