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Telecom é o setor campeão em demandas de consumidores em 2020

O assunto com mais reclamações do ano, com 12,5% das queixas, foi “telefonia celular”.

   O Ministério da Justiça divulgou por meio do boletim "Consumidor em Números 2020", lançado na segunda-feira, 15, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que o setor de telecomunicações foi o que mais teve demandas de consumidores em 2020, nas plataformas oficiais do governo, com 18,3% das solicitações. O assunto com mais reclamações do ano, com 12,5% das queixas, foi “telefonia celular”. Em compensação, as operadoras de telefonia aparecem com os índices mais altos de solução nos Procons: 88%. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) monitorou diversos mercados durante o ano passado e aponta que as plataformas geridas pelo governo federal registraram mais de 3 milhões de reclamações.

Segundo o documento, mais de 1 milhão de reclamações registradas no portal consumidor.gov.br, no ano passado tiveram atendimento no prazo médio de até oito dias e cerca de 78% das demandas foram solucionadas. Já os Procons integrados ao Sindec realizaram mais de 2 milhões de atendimentos em 2020, com o mesmo índice médio de solução.

Na comparação entre 2019 e 2020, os segmentos que mais tiveram variação da quantidade de reclamações de um ano para o outro foram viagens, turismo e hospedagem, com crescimento de 427,8%, seguido por água e saneamento (280,2%) e energia elétrica, com (249,2%) das queixas.