Notícias

Quais serão as principais tendências tecnológicas para 2021?

De um avião elétrico potencialmente recordista a lousas online para o trabalho em casa, destacamos no que ficar de olho neste ano que se inicia.

  A tecnologia em 2020 foi essencial para auxiliar em uma realidade que se fez presente na vida de muitas pessoas devido a pandemia que ainda vivenciamos atualmente. Confira os avanços tecnológicos e serviços promissores esperados na tecnologia desde no setor aeroespacial quanto no varejo.

Para as inovações aéreas

Os principais nomes da indústria como a Airbus continuam com pesquisa e desenvolvimento para o preparo de aviões com impacto ambiental muito menor do que os convencionais. No próximo ano, a empresa deve assinar um importante acordo com Alemanha, França, Espanha e Itália para desenvolver um grande drone com sistema não tripulado. O chamado Eurodrone deve começar a passar por testes em 2025.

Nova era de compras

Em 2020 tivemos uma mudança brutal para os varejistas que tiveram muitos pontos positivos como migração de clientes para o ambiente online, devido ao isolamento social. Nesta transição, o futuro indica um misto entre ambientes offline e online.

Por exemplo, a Amazon tem planos de expandir em 2021 suas lojas Go, que não têm pessoas trabalhando em caixas de pagamento.

Em vez disso, os clientes podem pegar os produtos que desejam e simplesmente sair da loja. Câmeras e um sistema de inteligência artificial rastreiam os itens tirados das prateleiras e garantem que a cobrança seja feita.

Mais de 20 lojas estão funcionando nos EUA e espera-se que a empresa comece a abrir lojas Go no Reino Unido em 2021, embora a gigante online não tenha anunciado esses planos ainda.

Além de economizar no espaço necessário para os caixas e no pagamento de funcionários, as compras no estilo Go também minimizam o contato com as superfícies, o que poderia ser uma vantagem em um mundo pós-Covid.

Uma nova maneira de trabalhar

Aprendemos com o ano que passou que com certeza da para trabalhar de casa.

Segundo uma pesquisa encomendada pela consultoria CCS Insights, 60% dos líderes empresariais na Europa Ocidental e na América do Norte esperam que pelo menos 25% de sua força de trabalho, e em alguns casos a totalidade de seus funcionários, trabalhem pelo menos parcialmente em casa — mesmo quando a pandemia passar, grandes empresas como Dropbox, Twitter, Microsoft e Facebook já afirmaram adotar essa forma de trabalho.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/01/04/quais-serao-as-principais-tendencias-tecnologicas-para-2021.ghtml