Notícias

Internet em questão


Anid marca presença no Future ISP, em Olinda (PE).

Os principais provedores de Internet estão reunidos em Olinda (PE), na 1ª edição do Future ISP – Congresso Nacional de Provedores, para discutir o futuro do setor. A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) é uma das apoiadoras institucionais oficiais do evento, além de Microtel, InternetSul, Abramulti, Icann.

Para o presidente da Anid, Percival Henriques, "o Future ISP surpreende porque reune pessoas que não estavam indo aos outros encontros nacionais. Tem muita cara nova do Nordeste do Brasil e isso é fantástico, já que de 20 a 25% dos acessos fixos feitos no país são através de pequenos provedores. Quer dizer que esses encontros, como o Future ISP e a feira Expotec são a cara do Brasil, unem pessoas de todo lugar e o Nordeste participa em peso. Parabenizo a organização do Future ISP, que já confirmou espaço na Expotec, em agosto, em João Pessoa (PB)". A Anid tem stand no evento, com equipe de atendimento para divulgar os próximos dois eventos da Associação, o Road Show Infraestrutura da Internet, dia 3 de junho, em Campina Grande (PB), e a Expotec, de 25 a 27 de agosto, em João Pessoa (PB).

Em pauta no FutureISP, está o fim da internet fixa ilimitada, apesar da decisão cautelar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que impede temporariamente as operadoras de internet fixa de reduzir a velocidade ou suspender a prestação do serviço de banda larga após o término da franquia. “O momento para pensar no mercado de provedores não poderia ser mais estratégico. O setor encontra-se em plena mudança estrutural para construir um mercado sustentável visando os próximos anos e as novas tecnologias que estão sendo introduzidas e que apresentam constantes demandas e desafios”, disse o diretor e organizador do Future ISP, David Marcony. 

O evento, considerado o maior da América Latina, está acontecendo de 12 a 14 de maio no Centro de Convenções de Pernambuco e a expectativa de público total é de 4 mil visitantes, que têm acesso a palestras, treinamentos, workshops e apresentações de novos produtos e serviços.