Notícias

Acampamento Inclusivo: ANID faz visita técnica à Baia da Traição

Assessoria

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques, juntamente com a secretária municipal de educação da cidade de Baía da Traição, Maria de Fátima Costa, e representantes da Associação Forte Toré realizaram uma série de visitas técnicas para inspecionar os locais onde o Acampamento Inclusivo 2022  acontecerá

Além das visitas, o dia também foi marcado por uma série de reuniões sobre os detalhes finais para a organização do evento, que acontece entre os próximos dias 27 e 30 de julho e vai contemplar pontos estratégicos do município de Baía da Traição. 

Segundo Percival Henriques, presidente da Anid e idealizador do projeto, “realizar o primeiro Acampamento Inclusivo começando aqui em nosso estado, numa cidade tão cheia de valores e potenciais como Baía da Traição, é uma grande responsabilidade. É olhar para a cultura local e enxergar que é possível criar parcerias que valorizem e resgatem a cultura local sem perder o foco no desenvolvimento tecnológico”, explicou. 

O evento vem sendo planejado desde o ano passado e conta com mesas de debate, oficinas culturais e de tecnologia, festival de música, mostra de filmes, campeonato de surf, maratona de programação (Hackathon), entre outras atividades com especialistas na temática tecnologia e sociedade.  

Para Maria de Fátima Costa, o projeto lança um novo olhar sobre as necessidades das comunidades indígenas. “É um evento que tem entre seus objetivos a promoção da acessibilidade, da inclusão e do desenvolvimento para nossa cidade e moradores. É muito bom ver que o evento está tomando proporções ainda maiores do que quando começamos a planejar”, destacou.

Já o Cacique Caboclinho Potiguara, reconhecido nacionalmente como uma das grandes lideranças potiguaras, lembrou que a história dos indígenas não foi escrita por eles e que as novas tecnologias da informação abrem as portas para o resgate e reconstrução dessa história. "Precisamos trazer essa discussão da inclusão para o universo regional e nacional. Aqui mesmo existem professores que não conhecem a nossa própria história".

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento. 

Sobre o Evento

Além da Inclusão, o Acampamento Inclusivo 2022 tem entre seus objetivos a discussão de propostas como integração, acessibilidade e desenvolvimento através do debate entre especialistas na temática tecnologia; sociedade civil; universitários; estudantes de rede pública e privada; povos indígenas; instituições governamentais e ONGs. Estima-se que, entre os 4 dias de evento, devem circular aproximadamente 1.400 pessoas entre salas de maratonas de programação (Hackathon), salas de oficinas de robótica, mesas redondas, festival cultural, campeonato de surf, oficinas de cocar e gaita, entre outras atividades.

Sobre Baía da Traição

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Baía da Traição é um município localizado no litoral norte da Paraíba que possui aproximadamente nove mil habitantes. Cerca de 90%  de suas terras encontram-se dentro de reservas indígenas dos Potiguaras. Os Potiguaras foram uma das etnias tupis que resistiu por mais tempo aos invasores portugueses no século XVI, atualmente, são o único povo indígena oficialmente reconhecido no estado da Paraíba e sua população gira em torno de 13 547 pessoas, sendo uma das maiores do Brasil e a maior do Nordeste etnográfico.