Notícias

Instagram permitirá reiniciar o algoritmo para personalizar recomendações

Embora o recurso esteja disponível para todos os usuários, o foco principal da Meta é proporcionar uma experiência mais segura e personalizada para adolescentes.

O Instagram anunciou um recurso que permitirá aos usuários redefinir o algoritmo responsável por sugerir conteúdos no feed, na aba Explorar e nos Reels. A novidade, anunciada pela Meta nesta terça-feira (19), atende a uma demanda antiga por maior controle sobre as sugestões, possibilitando que o algoritmo “comece do zero” e seja ajustado de acordo com os interesses atuais de cada pessoa.

Para redefinir o algoritmo, será necessário acessar as configurações do Instagram e selecionar a opção “Preferências de conteúdo”. Além disso, o usuário poderá revisar as contas seguidas, ajustar a lista e, a partir desse reset, o aplicativo começará a aprender novos hábitos e interesses.

Ajuste para todos, com foco nos adolescentes

Embora o recurso esteja disponível para todos os usuários, o foco principal da Meta é proporcionar uma experiência mais segura e personalizada para adolescentes. Ferramentas como o Feed de Seguidores (que exibe publicações em ordem cronológica) e a criação de listas de Favoritos reforçam esse objetivo. Essas funcionalidades visam facilitar o controle de pais e adolescentes sobre os conteúdos exibidos.

Estratégias para personalizar o feed

Enquanto a novidade não está disponível para todos, algumas práticas ajudam a melhorar o feed:

Lista de Favoritos: permite priorizar conteúdos de perfis selecionados.

“Não interessado”: sinaliza ao algoritmo o tipo de publicação que o usuário prefere evitar.

Controle de conteúdo sensível: ajusta a frequência de publicações inapropriadas ou desconfortáveis.

Silenciar sugestões: permite pausar recomendações de perfis não seguidos por até 30 dias.

O novo recurso promete devolver aos usuários maior controle sobre as recomendações, tornando o feed mais relevante e personalizado. A Meta anunciou que a funcionalidade será liberada gradualmente para todos.

Fonte: Portal MovimentoPB