Notícias

CGI lança Coletânea sobre Governança da Internet e Gênero

Desafios das mulheres no mercado TIC

O Comitê Gestor da Internet – CGI vai lançar a  "Coletânea de Artigos - TIC, Governança da Internet e Gênero - tendências e desafios”, no próximo dia 22 de abril,
em alusão ao Dia Internacional das Meninas em TIC (sigla para o termo em inglês International Girls in ICT Day). O documento traz os desafios para a igualdade de gênero no uso e desenvolvimento das TIC, através de textos das conselheiras, ex-conselheiras e por pesquisadoras que integram a equipe do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br.

 Mercado de trabalho, condição social e violência de gênero no ambiente on-line são alguns dos temas da publicação e que também entrarão em pauta em um encontro transmitido pelo canal do NIC.br no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=rTHh-H_a0hk), a partir das 15h do dia 22 de abril. Nós conversamos com a jornalista, conselheira do CGI e organizadora da publicação, Laura Tresca sobre alguma dos temas.


- (ANID) Laura, parabéns pela publicação e pelo evento! Primeiro pergunto a você qual a importância da data do Dia internacional das meninas em TIC?
(Laura): A data foi estabelecida pela ITU (International Telecommunication Union), órgão multilateral da ONU, dedicado a telecomunicações. A sua importância é chamar a atenção para o envolvimento de mulheres no campo das tecnologias de informação e comunicação. A ideia é promover debates e eventos que fomentem a participação e o engajamento de meninas nesse campo.


-  (ANID) E qual a importância lançamento da Coletânea?
(Laura): A Coletânea foi concebida em março, pelo mês das mulheres e foi pensada para chamar a atenção para questões de desigualdade de gênero envolvendo as TICs. Neste sentido casou perfeitamente com o Dia Internacional das Meninas em TIC. E a grande importância é a de chamar a atenção para os grandes desafios que mulheres têm neste campo. Sejam do mercado de trabalho, da participação na governança da internet, pelos aspectos socioeconômicos ou pela violência contra a mulher.


– (ANID) Quais os principais desafios para a igualdade de gênero no uso e no desenvolvimento das TICs?
(Laura): Os desafios são, em grande parte, pelo acesso das mulheres ao mercado de trabalho, pelo uso, não só como consumidoras, mas, como aquelas que vão produzir, pensar e elaborar estas tecnologias, seja com participação na governança, pensando em diretrizes no campo das políticas de tecnologia e da internet, no Brasil e no mundo. Outro desafio é o das condições socioeconômicas, que acabam se reproduzindo no campo da tecnologia e, por fim, o fato das novas tecnologias serem uma ferramenta útil para a afirmação de direitos, mas, que acabam também sendo usadas para a violência contra mulheres, o que atrapalha muito o engajamento de mulheres, em relação às TICs.


– (ANID) E qual a mensagem você dá a mulheres que pretendem entrar neste mercado de trabalho e para usuárias comuns, que sofreram, sofrem ou podem sofrer preconceitos e violência no ambiente on line?
(Laura): Digo a elas que não desistam! Existe uma série de condicionantes ideológicos e históricos que nos levam a crer que o papel social da mulher está relacionado com esfera privada, ou com o cuidado de crianças, idosos ou educação. E que o campo público, da inovação, do desbravamento seriam apenas para o gênero masculino. Não há verdade nisso! Precisamos de mais mulheres no campo da tecnologia pra reverter este tipo de percepção e diminuir a desigualdade de gênero neste campo. Quanto à violência, avançamos com o Marco Civil da Internet, com a Lei que criminaliza a prática do Stalking, e a Lei Maria da Penha, entre outras normas. As mulheres devem usar estes mecanismos legais e procurar grupos de apoio, campanhas de denúncias e outras formas de proteção na própria Internet.

Confira a agenda completa do lançamento em: https://cgi.br/evento/lancamento-publicacao-tic-governanca-e-genero/