Notícias

#FiqueEsperto: ANID apoia campanha de conscientização sobre uso seguro da internet

Mais informações e contato: (83) 4062-9560 e comunicacaoanid@gmail.com

A Associação Nacional Para Inclusão Digital - ANID, aderiu oficialmente à campanha #FiqueEsperto, idealizada e concebida pelo SindiTeleBrasil, que tem o objetivo de disseminar boas práticas sobre o uso seguro da Internet, lançada no final de 2020, por entidades que buscam disseminar dicas e boas práticas de segurança on-line.

Assim, a Anid se junta a entidades como o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A partir da curadoria de conteúdo feita pelos especialistas do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) e com o apoio dos diversos materiais do NIC.br sobre o assunto, a campanha procura alertar os usuários de Internet para possíveis tentativas de fraudes no ambiente digital, além de informar sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar golpes. Como suporte à campanha, foi criado ainda o sítio https://fe.seg.br, que concentra todas as dicas e informações sobre o tema.

A campanha também prevê o disparo de mensagens (SMS) pelas operadoras de celular, e de e-mails, alertando os usuários, tanto sobre as tentativas de fraudes mais comuns, como em relação às novas armadilhas digitais, que surgem de tempos em tempos.

O NIC.br é a entidade responsável por fornecer orientações de segurança na Internet, e para isso conta com um acervo de dezenas de materiais publicados, para os mais diversos públicos. O NIC.br também contribuiu na produção do websitefe.seg.br”, e em toda infraestrutura para publicá-lo e mantê-lo no ar.

Para o Presidente da Anid e Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Percival Henriques, “existe um problema de segurança, pela existência de uma grande quantidade de fraudes na internet. Com a pandemia e a necessidade do trabalho em modelo “home office”, do ensino a distância, aumentaram a quantidade e os tipos de fraudes cibernéticas. O uso cada vez maior da internet para operações financeiras, como é o caso do Pix e das criptomoedas, podem, sem a segurança devida, dar chances para crimes como o sequestro de dados, com pedido de resgate em criptomoedas. Por isto, a campanha #FiqueEsperto é altamente importante e deve ser mantida em caráter permanente. A Anid e o CGI, irão colocar toda sua estrutura em apoio à campanha”.

Acesse o síte da campanha #FiqueEsperto e obtenha mais informações:fe.seg.br. Para conferir todos os materiais que o NIC.br disponibiliza sobre o uso seguro e responsável da Internet, visite: https://internetsegura.br/.


 

Sobre a Associação Nacional Para Inclusão Digital

Fundada em 2007, a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) promove os direitos à inclusão digital e social no Brasil através do acesso à Internet. Trabalha pelo exercício da cidadania facilitando o acesso às ferramentas digitais, abreviando a escassez de recursos tecnológicos.

A Anid é uma associação sem fins lucrativos e atua na área de capacitação dos recursos humanos dos provedores de Internet, através de cursos técnicos; realiza eventos com o objetivo de disseminar e propiciar troca de conhecimento em tecnologia; incentiva o uso de recursos técnicos para otimização do fluxo de dados nas redes; mantém projeto para acesso gratuito à Internet via wi-fi em locais onde há maior incidência de população carente.


 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br/), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br


O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações emhttps://www.cgi.br/.