Notícias

Ministro no IGF


André Figueiredo chega nesta segunda (09) em João Pessoa. Confira a agenda

A chegada do ministro das Comunicações André Figueiredo a João Pessoa está prevista para as 9h da próxima segunda-feira (09). Às 10h o ministro visitará o condomínio do Minha Casa Minha Vida, Jardim das Colinas, no Bairro do Gramame, onde irá conferir projetos de inclusão digital executados pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). Às 11h30 concederá entrevista coletiva na tenda externa do Centro de Convenções, onde ocorre o Fórum de Governança da Internet 2015.

O Jardim das Colinas foi o primeiro condomínio do Minha Casa Minha Vida a contar com acesso à Internet rápida (banda larga), por cabos de fibra óptica. Hoje, mais de 100 casas têm conexão à Internet de boa qualidade, com um custo acessível. Na região do Gramame, (Colinas do Sul), onde estão condomínios populares como o Irmã Dulce, cerca de 500 famílias de baixa renda acessam a Internet todos os dias.

Na Praça da Marquise, área de lazer do bairro, a Anid proporciona acesso gratuito à Internet via Wi-Fi, pelo projeto Junts. Qualquer pessoa pode se cadastrar através dos dispositivos móveis ou notebook e navegar livremente pela Internet.

Isso se deve ao desenvolvimento do Projeto Nacional de Fibra Óptica realizado pela Anid. O Jardim Colinas foi o primeiro conglomerado do Minha Casa Minha Vida a contar com a tecnologia de fibra óptica no Brasil.

O problema da inclusão digital dos cidadãos que ganham salários menores está na falta de interesse das grandes operadoras a atenderem este consumidor. As regiões periféricas das grandes cidades estão excluídas dos planos de expansão das grandes operadoras. A Anid atua nesta lacuna visando a inclusão digital da população mais carente. No Brasil, mais de 67 milhões de pessoas nunca usaram a Internet e 33% delas nunca usaram porque é muito cara. Essa pesquisa foi realizada pelo Cetic.br e está disponível neste link.

Atividades do ministro André Figueiredo (Minicom) em JP (09/11):

Chegada: 9h no aeroporto

Visita ao Condomínio Jardim das Colinas: 10h

Endereço: Rua Ricardo Soares de Soua Neto, Gramame (Colinas do Sul)

Entrevista coletiva: 11:30, na tenda externa do Centro de Convenções.

IGF 2015

O Fórum de Governança da Internet 2015 é realizado anualmente pela Organização das Nações Unidas em diversos países do mundo e neste ano acontece em João Pessoa, na Paraíba.

Chefes de Estado, empresários, técnicos, acadêmicos, representantes do terceiro setor e pessoas envolvidas com a governança da Internet irão debater assuntos polêmicos como a cibersegurança, a neutralidade da rede, a distribuição de nomes que identificam os sites na rede (os domínios) e os números que identificam os computadores e os sites na rede (os IPs – protocolos de internet), a inclusão digital, entre diversos outros assuntos.

IGF 2015:

Início: 09/11 às 9h

Abertura oficial: 10/11 às 15h

Término: 13/11 às 18h

Notícias e informações neste link