Notícias

Presidente da ANID participa da EuroDIG 2023 – Internet em tempos difíceis: riscos, resiliência, esperança

Segundo Percival henriques: Entender o que se passa na Europa é fundamental para tocarmos a governança da Internet no Brasil.

O Presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital(ANID) que tem sede em João Pessoa, capital da Paraíba, Percival Henriques, está entre os representantes do Brasil no Diálogo Europeu sobre Governança da Internet (EuroDIG). Se trata do evento regional europeu do Fórum de Governança da Internet das Nações Unidas (IGF), que reúne partes interessadas do governo, organizações internacionais, setor privado, sociedade civil e cidadãos para discutir o futuro da Internet. É realizado anualmente em uma cidade europeia diferente e, este ano, acontece de 19 a 21 de junho, na Universidade de Tampere, na Finlândia.

A 16ª edição deste ano tem como tema “Internet em tempos conturbados: risco, resiliência, esperança”, e abordará três tópicos principais que estão surgindo atualmente – questões e desafios relacionados à Internet em uma situação mundial difícil, mas também destaca as esperanças. Os principais temas da abertura são os efeitos da guerra em curso na Ucrânia, a fragmentação da Internet e os problemas das plataformas e mídias sociais que chegaram ao poder.

O presidente da Anid, Percival Henriques, que também é coordenador da Câmara de Segurança Cibernética e Direitos do CGI.BR e conselheiro do NIC.BR, lembra que os diálogos europeus sobre governança da Internet, este ano, devem focar sobre economia e soberania de dados, com atenção especial em Ciber Segurança.

“Entender o que se passa na Europa é fundamental para tocarmos a governança da Internet no Brasil. Vale lembrar que grande parte da nossa legislação tem copiado a regulamentação europeia. Eu tenho alguma restrição sobre esse nosso seguidismo automático em relação à Europa. Alguns interesses europeus não são aderentes as necessidades brasileiras. Temos que ter um cuidado para que o modelo protecionista europeu não sufoque a inovação no Brasil, tento quanto, não podemos descuidar de regular segundo as nossas necessidades a partir dos desequilíbrios que afetam a nós na exata medida que nos impactam”, alerta Percival Henriques.

 
Por Edileide vilaça