Notícias

Novo código do Wikipedia amplia diversidade e inclusão

Wikipédia atualiza código de conduta para ampliar diversidade e inclusão

Desde o início deste mês, a Wikipédia introduziu uma nova versão do seu código universal de conduta dando como um símbolo do seu combate ao assédio e outros comportamentos contrários entre funcionários, editores e usuários. 

Ele será utilizado para  separar dois tipos de comportamentos: positivo e inaceitável, sem meios termos. Ambos são bastante auto explicativos.

 - O primeiro ressaltando o respeito mútuo, edições construtivas e corretas de verbetes, e o respeito à diversidade e aos pronomes de escolha de forma coerente à sexualidade das pessoas.
- O segundo, evidentemente, é o contrário disso, mencionando coisas como assédio, edições com segundas intenções ou feitas de má fé, assédio sexual, linguagem ameaçadora, insultos e até práticas como o “doxxing” (a transmissão de dados sigilosos de uma pessoa ou empresa). 

“O nosso trabalho é construído ao redor de uma premissa radical de que todos deveriam participar do conhecimento”, disse Katherine Maher, CEO da Wikimedia Foundation. O esforço é para criar um ambiente mais inclusivo para colaboradores e leitores, e uma fonte de conhecimento e representação.