Notícias

63,2% da população rural da América Latina não tem acesso à internet

O Brasil com 43,2% e a Costa Rica com 46,9% de conectividade, são os países latinos com os melhores índices.

Pesquisa desenvolvida em parceria entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Microsoft revela que 63,2% da população rural da América Latina e do Caribe não têm acesso à internet de boa qualidade. O levantamento revela que 77 milhões de moradores de zonas rurais de 24 países da região não têm este acesso com a qualidade mínima necessária. O Brasil, com 43,2% e a Costa Rica com 46,9% de conectividade, são os países latinos com os  melhores índices.

A pesquisa utilizou o critério do nível de conectividade dessa população. Considerando o termo como o conjunto de acesso regular à internet, com dispositivos apropriados, dados suficientes para realizar atividades diárias e velocidade de conexão eficaz.
O estudo ainda aponta que em países como Brasil, Bolívia, Costa Rica, Equador, Honduras, Paraguai e Peru, a conectividade rural se torna possível devido à oferta de banda larga na área rural.


No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Internet (Abranet), 72% das 5 milhões de propriedades rurais de até 100 hectares não possui conectividade. Sendo que 50% estão no Norte e no Nordeste. A carência de dispositivos e o baixo letramento digital também foram apontados como causa da exclusão na pesquisa. As mais atingidas pelo problema são as mulheres, de baixa escolaridade, acima dos 45 anos e moradoras de áreas rurais. Entre outras causas para o problema, está o fato da população rural viver em territórios mais afastados e dispersos, dificuldades de infraestrutura, como problemas na instalação, custo elevado de investimento, escassez de estímulos para empresas privadas se aventurarem na área, falta de pesquisas sobre a temática, o que diminui a estruturação de argumentos para a criação de políticas públicas no setor, entre outros.


A busca de parceria entre o setor público e o privado na criação de projetos voltados para o setor, a constituição de redes comunitárias, que podem chegar até os lugares mais afastados das cidades e um modelo de parcerias públicas com uma cooperação internacional para reduzir os índices de desigualdade no acesso à internet podem ser ações importantes para a solução do problema de conectividade no meio rural desta região.