Notícias

Lançamento

Tema: “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”

EXPOTEC 2019 é lançada e firma parcerias com instituições

As mudanças no mercado de trabalho com a ampliação do uso da inteligência artificial, a preparação dos paraibanos para essa nova realidade, a inovação como diretriz para o desenvolvimento acadêmico, a sustentabilidade como diretriz para os indicadores, a participação da indústria e do governo como atores para o avanço tecnológico foram temas debatidos no lançamento da Expotec 2019, realizado no Espaço Buckminster.
A Expotec é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital e co-realizada pelo Governo do Estado, com o apoio do Comitê gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).
O tema que dará as diretrizes para os debates da quinta edição da EXPOTEC será “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”.
Feira e congresso de ciência, tecnologia e inovação, a EXPOTEC 2019  será nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no Centro de convenções em João Pessoa, Paraíba.
Percival Henriques, coordenador geral da Expotec, chama a atenção para a alternância dos postos de trabalho, em referência à temática do evento: “Como nos inserimos nesse ambiente? Como capacitamos pessoas para não serem somente consumidores mas produtores de tecnologia? Estamos numa fronteira extremamente delicada com a inteligência artificial e o futuro do trabalho humano”.
Dentro desse tema, o Secretário-executivo Estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirma que “uma profissão que pode ser manualizada, uma rotina repetida, pode ter o humano substituído pelo robô. Por isso, os governos precisam se preocupar não só com a habilidade técnica, mas com os direitos trabalhistas nesse novo ambiente”, salienta Furtado.
Instituições de ensino superior, a classe política e legislativa já firmaram parceiras.
A Universidade Federal da Paraíba, representada pelo professor Petrônio Filgueiras de Athayde Filho, Diretor Presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), garantiu a abertura de edital para a seleção de projetos a serem expostos na EXPOTEC. Da mesma forma, a universidade privada Unipê, representada pela professora Maria Thatyana Carla Dias Guerra, Coordenadora do curso de Ciência da Computação, contribuirá com trabalhos e atividades.
A área da sustentabilidade está presente quando se fala em tecnologia. “No ano passado mostramos a importância de fazer a coleta seletiva em eventos. Na EXPOTEC, em 2018, coletamos mais de 450 toneladas de resíduos sólidos.  Nesse ano estamos dispostos a mostrar aos participantes da Expotec a sua responsabilidade para com a sustentabilidade”, alerta Fátima Araújo, coordenadora do projeto Coleta Seletiva Solidária pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Segundo a Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal da Paraíba, professora Mary Roberta Meira Marinho, as ações de inovação do IFPB também estarão na Expotec. “A Expotec reúne o nosso público-alvo. O IF tem a capilaridade de estar em 21 cidades, tem conquistado premiações nacionais e internacionais e iremos trazer os jovens que despontam criativamente no interior do estado”, afirmou Marinho.
Representantes de Instituições legislativas também declaram apoio à Expotec. O vereador de João Pessoa, Thiago Lucena, o deputado estadual Chió, Josedilton Alves Diniz, auditor do TCE-PB, declararam apoio à realização do evento.
Anahuac Gil, coordenador executivo da Expotec menciona o evento como um grande palco onde cabem todos que entendem que a tecnologia é sinônimo de inteligência. “É a animação da juventude que faz com que a Expotec aconteça”, disse.

Mais fotos aqui!