Notícias

5G e Indústria 4.0:Um mundo de oportunidades para a transformação Digital

“o 5G possibilita que várias tecnologias alcancem a indústria tornando-a mais propícia a um cenário de transformação digital e aproximando-a do conceito de indústria 4.0. Na oportunidade iremos falar como isto é possível e daremos dicas de como as indú

Uma tecnologia que permitirá uma conexão ininterrupta, modificando a relação de empresas e  pessoas, pelo próprio fato de estarem conectadas o tempo todo. Estamos falando do 5G, disponível no Brasil desde julho de 2022 . É sobre isto que o professor Michel Coura, do IFPB de João Pessoa, irá abordar em palestra na Expotec 2023, no  dia 08 de agosto, às 15 horas, na sala Tambaú, no Centro de Convenções.

De acordo com o palestrante, “o 5G possibilita que várias tecnologias alcancem a indústria  tornando-a mais propícia a um cenário de transformação digital e aproximando-a do conceito de indústria 4.0. Na oportunidade  iremos falar  como isto é possível e daremos dicas de como as indústrias podem avançar nesta direção”.

Em se tratando de uma temática muito atual, o professor Michel que é especialista em telecomunicações destaca o 5G como grande revolução que mudará de forma decisiva a manufatura industrial. “Tendo que considerar  que é o pilar da Indústria 4.0, no entanto traz a conectividade inteligente e apresenta uma maior velocidade de transmissão de dados e por isso muitos avanços serão permitidos por meio desta tecnologia. 

Com a tecnologia do 5G haverá cada vez mais mobilidade e um mundo de possibilidades  que poderá revolucionar também as áreas da telemedicina, ambientes de realidade virtual, carros autônomos, entre outras, além possibilitar vantagens competitivas para as empresas que a adotarem no dia a dia. 

    

Michel Coura Dias- Professor de Engenharia Elétrica e Telecomunicações do IFPB, Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPB. Bicampeão Mundial da Huawei ICT Competition + 20 de experiência em telecomunicações

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.