Notícias

IA

Expotec é um espaço onde se compartilha, aprende e ensina novas tecnologias e inovação

Tecnologias influenciam o futuro do trabalho

Mais de cem atividades gratuitas em três dias de intensa geração de conteúdos, conhecimento e experiência: base para a inovação tecnológica. A Expotec 2019 reúne, de 30/10 a 1º/11, no Centro de Convenções da Paraíba trabalhos, projetos, cursos e palestras que promovem a inovação.

Qual o caminho para chegar-se a uma inovação? “Conhecimento”, responde Percival Henriques, coordenador geral da Expotec. “O conhecimento é diferente de ter informação. É você processar essa informação em prol de soluções para o problema que você identificou. Aí estão as oportunidades de empreender algo novo”, afirma. Esse é o propósito da Expotec 2019, promover um amplo espaço onde se compartilha, aprende e ensina novas tecnologias e inovação.

O tema neste ano chama a atenção para a ruptura do modelo de trabalho atual. “A inteligência artificial e o futuro do mercado de trabalho”. Hoje existem equipamentos capazes de armazenar e processar um número gigantesco de dados, o que confere às máquinas ações que antes não eram possíveis.

O relatório “The Future of Jobs Report 2018”, divulgado durante o Fórum Econômico Mundial, aponta que até 2022, uma nova divisão de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos poderá criar até 133 milhões de funções ainda não existentes. Cerca de 75 milhões de empregos poderão ser substituídos por mudanças na divisão do trabalho.

Os motivos para essas mudanças, de acordo com o relatório, são: “declínio em grande escala de algumas funções e tarefas que se tornarão automatizadas; e crescimento de novos produtos, serviços e empregos gerados pela adoção de novas tecnologias.”

As empresas investirão mais em automação e 50% das entrevistadas esperam reduzir a força de trabalho humano com perfis dos funcionários hoje, até 2022.

A contrapartida é que 38% das empresas esperam estender sua força de trabalho para novas funções que estarão relacionadas à melhoria de produtividade. Mais de 25% espera que a automação leve à criação de novas funções em seu negócio.

Outra informação que influencia na perspectiva do trabalho futuro é que hoje, 46% das informações e dados da empresa, processamento e busca, e transmissão de informações são tarefas executadas por máquinas. Mas, até 2022, esse número deverá aumentar para 62%. Até 2022, 85% das companhias terão adotado novas tecnologias para análise de dados.

Em cima disso, as empresas querem aumentar o uso de Internet das Coisas e computação em nuvem. Machine learning e realidade aumentada e virtual também receberão investimentos.

Diante de uma perspectiva pintada mundialmente, no Brasil o impacto não destoa. Das empresas brasileiras pesquisadas, 92% pretendem fazer uso de análise de big data de usuário e entidade; 82% pretendem explorar mercados habilitados para aplicativos e na Web; 79% farão uso de machine learning e realidade aumentada e realidade virtual.


Profissões emergentes no Brasil

  • Desenvolvedores e analistas de software e aplicativos,
  • Diretores administrativos e principais executivos
  • Representantes de vendas de produtos técnicos e científicos,
  • Analistas de dados e Cientistas Especialistas em recursos humanos,
  • Profissionais de vendas e marketing,
  • Gerentes de operações gerais e Profissionais de rede e de banco de dados,
  • Consultores Financeiros e de Investimentos.

Competências emergentes no Brasil
 

  • Pensamento analítico e inovação,
  • Pensamento crítico e análise Criatividade, originalidade e iniciativa;
  • Solução complexa de problemas,
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
  • Resiliência,
  • tolerância ao estresse e flexibilidade.
  • Arquitetura de programação e de tecnologia
  • Inteligência emocional
  • Raciocínio, resolução de problemas e idealização
  • Liderança e influência social.
     

EXPOTEC traz oportunidades de crescimento

Já na quinta edição, a Expotec se consolida como uma grande feira e congresso de tecnologia e inovação da Paraíba. Além dos projetos que estarão expostos, serão realizadas mais de 90 palestras e oficinas. As vagas nas oficinas são limitadas em 40 vagas garantidas por ordem de chegada.

A Expotec reúne os temas em eixos temáticos: Inclusão Digital, Software Livre, Web,Educação, Cultura Pop, Desenvolvimento e Robótica, Startups e a novidade para esta edição é a trilha de Inteligência Artificial (IA).


Inscreva-se agora e leve alimentos ou produtos de higiene pessoal para doar no dia do evento.

EXPOTEC 2019, Feira e Congresso de Tecnologia

Tema: “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”

Dias: 30 e 31/10 e 01/11

Local: Centro de Convenções da Paraíba – PB-008 Km5 s/n Polo Turístico - Cabo Branco PB

Realização: Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid)

Correalização: Governo do Estado da Paraíba

Patrocínio: Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (NIC.BR)

Apoio Institucional: UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Parque Tecnológico da Paraíba, Fapesq, Avati