Notícias
Home / Notícias
Pesquisadores criam modelo de IA capaz de utilizar linguagens de programação

O uso de inteligência artificial em tecnologias vem sendo cada vez mais explorados em diversos estudos, e um dos casos mais recentes foi feito na Universidade Carnegie Mellon, com um sistema que é capaz de escrever código da linguagem de programação C.
O modelo de IA criado pelos pesquisadores da universidade se chama PolyCoder, e foi treinado no uso de 12 populares linguagens de programação, como C, Go, Java, PHP, Ruby, Scala e TypeScript.
O destaque, porém, fica na linguagem C, em que o modelo conseguiu desenvolver de forma mais rápida e funcional programas do que outros exemplos de IA desse tipo, como a DeepMind, da Alphabet.
Nas outras 11 linguagens, o resultado não foi tão bom quanto outros modelos de IA que estão sendo estudados por corporações gigantescas. Os pesquisadores afirmam que isso aconteceu por conta da complexidade de suas sintaxes — exigindo capacidades que o PolyCoder, pelo menos por hora, ainda não tem acesso.
Expectativas para o futuro desse tipo de IA
Os pesquisadores do PolyCoder esperam que o modelo de IA seja o primeiro passo na democratização desse tipo de pesquisa relacionados a linguagens de programação — que atualmente conta com poucos exemplos fora do escopo de projetos patrocinadas por companhias como a Alphabet — a controladora do Google.
Eles também afirmam que com o desenvolvimento de modelos de IA capazes de criar código de programação, desenvolvedores poderão economizar tempo em seus trabalhos de criação de softwares e aplicações, podendo se dedicar mais aos testes necessários por esse tipo de trabalho.
Com isso, caso os testes do PolyCoder sigam sendo positivos e ele continue a avançar, a democratização citada para essas pesquisas poderá se aproximar mais.
Fonte: Canaltech
Tags: tecnologia, programação, IA |
Artigos Relacionados a Matéria

Implantação de cabo de fibra ótica ligando Brasil a Europa começa na 2ª feira

#FiqueEsperto: ANID apoia campanha de conscientização sobre uso seguro da internet

Aplicativo do Google melhora comunicação para pessoas com deficiência de fala

Metade dos alunos de escolas públicas do país continuam sem ter conexão à internet.

Evento traz reflexões sobre o que o mundo pós-Covid reserva para os negócios

Brasil é o 5º país com mais redes de câmeras de vigilância com reconhecimento facial no mundo

Pesquisadores do Google encontraram duas falhas no app de conferências do Zoom

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres
