Notícias

Acampamento Inclusivo de Baía da Traição une tecnologia e ancestralidade em sua quarta edição

A Secretaria de Educação de Baía da Traição (SEDUC/BT) e a Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID Brasil) uniram forças para a quarta edição do Acampamento Inclusivo

A Secretaria de Educação de Baía da Traição (SEDUC/BT) e a Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID Brasil) uniram forças para a quarta edição do Acampamento Inclusivo, evento que visa integrar o mundo digital com as ricas tradições dos povos originários. O acampamento já tem data marcada: acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025.

O Secretário de Educação, Sérgio Lima, deu total apoio à iniciativa, que tem como objetivo principal valorizar o saber tradicional Potiguara e, ao mesmo tempo, expandir os horizontes dos jovens para as novas tecnologias. A primeira reunião de planejamento marcou o início das tratativas para o que promete ser um evento transformador.

Uma Programação que Conecta Mundos

O Acampamento Inclusivo de 2025 é destinado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental I e a todo o Ensino Fundamental II. A programação foi pensada para oferecer uma experiência rica e imersiva, unindo o melhor da inovação com a sabedoria ancestral.

Entre as atividades planejadas estão:


 

  • Oficinas interativas

  • Palestras inspiradoras

  • Workshops

  • Hackathon

  • Atividades culturais e imersivas

A proposta é criar um ambiente que respeita e fortalece a identidade Potiguara, mostrando que a tecnologia pode ser uma ferramenta de preservação cultural e inclusão.

Inspirados pela Sabedoria Ancestral

A iniciativa se alinha com o pensamento do renomado líder indígena Ailton Krenak, que amplia o conceito de tecnologia para além das máquinas. Em uma de suas reflexões, ele afirma: "A tecnologia não é apenas aquela que está nas máquinas e nos circuitos. As nossas velhas sabedorias, os nossos cantos, os nossos rituais, também são tecnologias de existência.”

É com essa visão que a SEDUC/BT e a ANID Brasil trabalham para construir um futuro mais justo, conectado e profundamente enraizado na cultura e nos saberes ancestrais.

Para se inscrever gratuitamente clique aqui.