Notícias

Percival Henriques participa da IETF, principal normativa para infraestrutura da internet em Praga

118º IETF (Internet Engineering Task Force)

O presidente da ANID, Percival Henriques, encontra-se em Praga, na República Tcheca, participando do 118º IETF (Internet Engineering Task Force), uma organização de padrões abertos que desenvolve e promove protocolos de Internet voluntários, principalmente os que são utilizados na arquitetura de TCP/IP.

O IETF é organizado em uma série de grupos de trabalho focados em áreas específicas de engenharia de Internet ou operações, como segurança e transporte. O evento teve início no último dia 04 e se estenderá até esta sexta-feira(10). Percival é o único conselheiro do CGI.br e está reunido com engenheiros, desenvolvedores, acadêmicos, pesquisadores e empresários e demais interessados do ramo da internet do mundo inteiro.

Percival Henriques destacou a importância de participar do IETF, coordenando com o esforço reaproximar do CGI.br e o IETF, sendo a principal normativa para infraestrutura da internet, hoje vem aumentando sua importância, uma vez que forma os RFCs, obrigatoriamente devem conter uma seção específica de segurança ciber cibernética. Ele, enquanto coordenador da Câmara de segurança, quer acompanhar os RFCs relativos à área de segurança da internet.

Percival informou que paralelamente acontece também a IRTF (Internet Research Task Force) que reúne vários grupos de pesquisa focados que são escolhidos por seu potencial para criar conhecimentos valiosos e influenciar o futuro da Internet. As pesquisas são realizadas a longo prazo de tópicos relacionados à Internet. Ele destacou que “ambas as organizações são fundamentais para o funcionamento eficiente e eficaz da Internet e produzem uma série de documentos conhecidos como "Requests for Comments" (RFCs).

De acordo com Percival, os RFCs são uma série de documentos que descrevem, especificam, ajudam a implementar e debater os aspectos dos protocolos de Internet, procedimentos, programas e conceitos, entre outras coisas. “Os RFCs fornecem uma maneira formal de documentar o progresso e as decisões técnicas e servem como o principal mecanismo de disseminação de informações sobre a Internet e seus protocolos associados.”


Ele concluiu falando que a importância das RFCs, do IETF e IRTF para a infraestrutura da Internet é imensa. “Eles fornecem o mecanismo de desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos protocolos e padrões técnicos nos quais a Internet é baseada. Sem essas organizações e os RFCs que elas produzem, a Internet como a conhecemos hoje - uma rede global interconectada que suporta uma infinidade de aplicações de dados - não existiria. Eles são críticos para a interoperabilidade, a segurança e a evolução da Internet”.