Notícias
Home / Notícias
Ataques Cibernéticos prejudicam redes de provedores e usuários de internet na Capital Paraibana

Cerca de 600 mil usuários na grande João Pessoa estão sendo prejudicados nos últimos dias com quedas de internet, devido à ataques cibernéticos contra as redes de provedores. Estes problemas tornaram-se corriqueiros há quase um mês desde que mais de 50 empresas de pequeno e médio porte de fornecimento de internet em fibra óptica começaram a receber reclamações e até perderem seus usuários pelos desconfortos e prejuízos que isso tem gerados. Fatores estes que também tem ocasionado nas grandes empresas a exemplo da Claro, Vivo, Santander, SBT, Dataprev, Ministério Público, entre outras, tanto na Paraíba como em outros Estados.
De acordo com Dayvid Pereira, que é proprietário de uma empresa de fornecimento de internet em João Pessoa, há cerca de vinte dias foi constatado que empresas como a dele estavam sendo atacadas. Ele afirmou que os clientes começaram a relatar que estavam com as conexões constantemente caindo, e ao se inteirar percebeu que outras empresas também estavam sendo prejudicadas. A partir daí, os responsáveis dos provedores se reuniram e constataram que os problemas eram generalizados.
“Com isto, estão sendo gerados muitos prejuízos para os clientes com a instabilidade dos serviços prestados de internet e em alguns casos isolados, está havendo até cancelamentos de contratos”, relatou.
Leonardo Pereira, que também tem uma empresa de fornecimento de internet disse que estas quedas de conexões são observadas a partir do monitoramento das redes que eles recebem através das mensagens dos usuários. “Quando a gente identifica estes ataques é principalmente pelo aumento de reclamações das pessoas que acessam muitos conteúdos, trabalham home office, ou utilizam jogos on line e automaticamente todos estão sendo muitos prejudicados. Fica até difícil de explicar se não temos ainda soluções para esta grande problemática”, desabafou.
O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques informou que nesta quarta-feira (26) estará reunido em São Paulo, com um grupo de segurança cibernética para discutir e avaliar se estes ataques estão ocorrendo em outros estados e quais as causas que poderão estar relacionadas com estas quedas de conexões que estão ocorrendo até nas grandes empresas. “Precisamos identificar se tem algum relacionamento com o período eleitoral, ou com a guerra, ou quais outras causas para chegarmos até os responsáveis por estes ataques cibernéticos e combatê-los, pois eles oferecem um grande risco para as empresas, para os usuários e as tecnologias de proteção, que deverão ser intensificadas”, ressaltou.
Tags: tecnologia, cybersegurança, internet |
Artigos Relacionados a Matéria

Implantação de cabo de fibra ótica ligando Brasil a Europa começa na 2ª feira

#FiqueEsperto: ANID apoia campanha de conscientização sobre uso seguro da internet

Aplicativo do Google melhora comunicação para pessoas com deficiência de fala

Metade dos alunos de escolas públicas do país continuam sem ter conexão à internet.

Evento traz reflexões sobre o que o mundo pós-Covid reserva para os negócios

Brasil é o 5º país com mais redes de câmeras de vigilância com reconhecimento facial no mundo

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

Pesquisadores do Google encontraram duas falhas no app de conferências do Zoom

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres
