Notícias

Ataques Cibernéticos prejudicam redes de provedores e usuários de internet na Capital Paraibana

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques informou que nesta quarta-feira (26) estará reunido em São Paulo, com um grupo de segurança cibernética para discutir e avaliar se estes ataques estão ocorrendo

Cerca de 600 mil usuários na grande João Pessoa estão sendo prejudicados nos últimos dias com quedas de internet, devido à ataques cibernéticos contra as redes de provedores. Estes problemas tornaram-se corriqueiros há quase um mês desde que mais de 50 empresas de pequeno e médio porte de fornecimento de internet em fibra óptica começaram a receber reclamações e até perderem seus usuários pelos desconfortos e prejuízos que isso tem gerados. Fatores estes que também tem ocasionado nas grandes empresas a exemplo da Claro, Vivo, Santander, SBT, Dataprev, Ministério Público, entre outras, tanto na Paraíba como em outros Estados.

De acordo com Dayvid Pereira, que é proprietário de uma empresa de fornecimento de internet em João Pessoa, há cerca de vinte dias foi constatado que empresas como a dele estavam sendo atacadas. Ele afirmou que os clientes começaram a relatar que estavam com as conexões constantemente caindo, e ao se inteirar percebeu que outras empresas também estavam sendo prejudicadas. A partir daí, os responsáveis dos provedores se reuniram e constataram que os problemas eram generalizados.
“Com isto, estão sendo gerados muitos prejuízos para os clientes com a instabilidade dos serviços prestados de internet e em alguns casos isolados, está havendo até cancelamentos de contratos”, relatou.


Leonardo Pereira, que também tem uma empresa de fornecimento de internet disse que estas quedas de conexões são observadas a partir do monitoramento das redes que eles recebem através das mensagens dos usuários. “Quando a gente identifica estes ataques  é principalmente pelo aumento de reclamações das pessoas que acessam muitos conteúdos, trabalham home office, ou utilizam jogos on line e automaticamente todos estão sendo muitos prejudicados. Fica até difícil de explicar se não temos ainda soluções para esta grande problemática”, desabafou.
    
O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques informou que nesta quarta-feira (26) estará reunido em São Paulo, com um grupo de segurança cibernética para discutir e avaliar se estes ataques estão ocorrendo em outros estados e quais as causas que poderão estar relacionadas com estas quedas de conexões que estão ocorrendo até nas grandes empresas. “Precisamos identificar se tem algum relacionamento com o período eleitoral, ou com a guerra, ou quais outras causas para chegarmos até os responsáveis por estes ataques cibernéticos e combatê-los, pois eles oferecem um grande risco para as empresas, para os usuários e as tecnologias de proteção, que  deverão ser intensificadas”, ressaltou.