Notícias

Seminário


DEMOCRACIA VIRTUAL - "A INTERNET COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO E CANAL DE DIFUSÃO DE AMEAÇAS"

A Fundação Konrad Adenauer, o Departamento de Relações Internacionais, em parceria com o Observatório do Desenvolvimento Sustentável, e Instituto Igarapé promovem o Seminário

DEMOCRACIA VIRTUAL - "A INTERNET COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO E CANAL DE DIFUSÃO DE AMEAÇAS"

O evento ocorrerá no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB nos dias 24 e 25 de outubro.

As inscrições, gratuitas, serão realizadas no momento da entrada e os certificados de comparecimento serão enviados por email.

Dia 1 - 24/10

8.00-8.30 – Credenciamento e Coffee Break

9.00-9.30- Boas-vindas

Aline Soares, Konrad Adenauer Stiftung

Renata Giannini, Instituto Igarapé

Henrique Menezes, UFPB

Inalda Beder, PNUD

9.30-10.15 Abertura

Keynote Speaker:

Cecília Olliveira, Editora do The Intercept Brasil

10:15 – 10:45 – Coffee Break

10.45-12:30 Painel 1 – A Internet como ferramenta de mobilização social

A partir do advento das redes sociais, as possibilidades de reivindicação de direitos e de manifestação política foram radicalmente ampliadas. Atualmente, é comum a utilização de canais virtuais para a convocação de protestos, organização de coletivos e para incentivar o empoderamento de indivíduos. Com base neste panorama, o painel introdutório buscará discutir o papel da internet como promotora de mobilização e transformação social. Até que ponto é possível promover mudanças concretas através das redes? Como fazer uso de meios virtuais para dar voz e empoderar indivíduos?

Como assegurar a proteção de ativistas digitais? O que é possível ser feito para evitar que a internet seja utilizada para inibir e  desestruturar movimentos sociais?

Renata Giannini, Instituto Igarapé

Rafael Zanatta, Idec, Coordenador da Coalizão Direitos na Rede.

Margarete Almeida Nepomuceno, UFPB

Moderadora: Midian Veloso, UERJ

12.30-14.30 Pausa para Almoço

14:30 -16:15 Painel 2 – A Internet como promotora da liberdade de expressão e informação.

A Internet também possui papel fundamental na promoção da liberdade de manifestação de pensamento e na garantia do acesso à informação. Por meio das redes virtuais são propagadas ideais, fatos e notícias que podem formar a opinião pública. Portanto, é comum que a exposição de fatos de interesse coletivo seja feita de maneira sigilosa, no intuito de assegurar a segurança dos envolvidos. Considerando este contexto, o segundo painel debaterá sobre os principais obstáculos ao exercício do direito à liberdade de expressão e informação. Como incentivar denúncias e verificar a veracidade de informações sem comprometer a segurança e anonimato dos denunciantes? Deve haver limites à liberdade de expressão? De que forma o aumento da vigilância e monitoramento online afeta a liberdade de pensamento?

Palestrantes:

Eduardo Magrani, Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio

Laura Tresca, Artigo 19

Manoela Miklos*, OSF e #AgoraéQueSãoElas

Moderadora: Aline Soares, Konrad Adenauer Stiftung

Dia 2 - 25/10

9.00-9.30 Coffee Break

9.30-11.15 Painel 3 – A internet como canal de difusão ameaças

Ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de organização e mobilização coletiva, a internet também se constitui um canal propício à propagação de ameaças, práticas de violência e de atividades ilícitas. São cada vez mais comuns os episódios de invasão de privacidade, violência psicológica e superexposição com intuito depreciativo. Pela internet também se materializa uma série de outros delitos, que incluem crimes de ameaça, extorsão, estelionato e pedofilia. O último painel do seminário tem por objetivo expor as consequências dos crimes virtuais sobre diferentes grupos sociais, assim como propor possíveis maneiras de combatê-los.

Como prevenir o cyberbullying? Que medidas adotar para combater a impunidade online? Quem são os mais afetados por crimes virtuais e como minimizar os impactos destes sobre as vítimas?

Representante Coding Rights*

Natália Neris, InternetLab

Xaman Minillo, UFPB

Moderadora: Maiara Folly, Instituto Igarapé

11.15-11.30 - Encerramento

Aline Soares, Konrad Adenauer Stiftung

Maiara Folly, Instituto Igarapé

Xaman Minillo, UFPB

Nota: Com (*) estão sinalizados os nomes os quais aguardamos confirmação.