Notícias
Home / Notícias
Seminário

DEMOCRACIA VIRTUAL - "A INTERNET COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO E CANAL DE DIFUSÃO DE AMEAÇAS"
A Fundação Konrad Adenauer, o Departamento de Relações Internacionais, em parceria com o Observatório do Desenvolvimento Sustentável, e Instituto Igarapé promovem o Seminário
DEMOCRACIA VIRTUAL - "A INTERNET COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO E CANAL DE DIFUSÃO DE AMEAÇAS"
O evento ocorrerá no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB nos dias 24 e 25 de outubro.
As inscrições, gratuitas, serão realizadas no momento da entrada e os certificados de comparecimento serão enviados por email.
Dia 1 - 24/10
8.00-8.30 – Credenciamento e Coffee Break
9.00-9.30- Boas-vindas
Aline Soares, Konrad Adenauer Stiftung
Renata Giannini, Instituto Igarapé
Henrique Menezes, UFPB
Inalda Beder, PNUD
9.30-10.15 Abertura
Keynote Speaker:
Cecília Olliveira, Editora do The Intercept Brasil
10:15 – 10:45 – Coffee Break
10.45-12:30 Painel 1 – A Internet como ferramenta de mobilização social
A partir do advento das redes sociais, as possibilidades de reivindicação de direitos e de manifestação política foram radicalmente ampliadas. Atualmente, é comum a utilização de canais virtuais para a convocação de protestos, organização de coletivos e para incentivar o empoderamento de indivíduos. Com base neste panorama, o painel introdutório buscará discutir o papel da internet como promotora de mobilização e transformação social. Até que ponto é possível promover mudanças concretas através das redes? Como fazer uso de meios virtuais para dar voz e empoderar indivíduos?
Como assegurar a proteção de ativistas digitais? O que é possível ser feito para evitar que a internet seja utilizada para inibir e desestruturar movimentos sociais?
Renata Giannini, Instituto Igarapé
Rafael Zanatta, Idec, Coordenador da Coalizão Direitos na Rede.
Margarete Almeida Nepomuceno, UFPB
Moderadora: Midian Veloso, UERJ
12.30-14.30 Pausa para Almoço
14:30 -16:15 Painel 2 – A Internet como promotora da liberdade de expressão e informação.
A Internet também possui papel fundamental na promoção da liberdade de manifestação de pensamento e na garantia do acesso à informação. Por meio das redes virtuais são propagadas ideais, fatos e notícias que podem formar a opinião pública. Portanto, é comum que a exposição de fatos de interesse coletivo seja feita de maneira sigilosa, no intuito de assegurar a segurança dos envolvidos. Considerando este contexto, o segundo painel debaterá sobre os principais obstáculos ao exercício do direito à liberdade de expressão e informação. Como incentivar denúncias e verificar a veracidade de informações sem comprometer a segurança e anonimato dos denunciantes? Deve haver limites à liberdade de expressão? De que forma o aumento da vigilância e monitoramento online afeta a liberdade de pensamento?
Palestrantes:
Eduardo Magrani, Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio
Laura Tresca, Artigo 19
Manoela Miklos*, OSF e #AgoraéQueSãoElas
Moderadora: Aline Soares, Konrad Adenauer Stiftung
Dia 2 - 25/10
9.00-9.30 Coffee Break
9.30-11.15 Painel 3 – A internet como canal de difusão ameaças
Ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de organização e mobilização coletiva, a internet também se constitui um canal propício à propagação de ameaças, práticas de violência e de atividades ilícitas. São cada vez mais comuns os episódios de invasão de privacidade, violência psicológica e superexposição com intuito depreciativo. Pela internet também se materializa uma série de outros delitos, que incluem crimes de ameaça, extorsão, estelionato e pedofilia. O último painel do seminário tem por objetivo expor as consequências dos crimes virtuais sobre diferentes grupos sociais, assim como propor possíveis maneiras de combatê-los.
Como prevenir o cyberbullying? Que medidas adotar para combater a impunidade online? Quem são os mais afetados por crimes virtuais e como minimizar os impactos destes sobre as vítimas?
Representante Coding Rights*
Natália Neris, InternetLab
Xaman Minillo, UFPB
Moderadora: Maiara Folly, Instituto Igarapé
11.15-11.30 - Encerramento
Aline Soares, Konrad Adenauer Stiftung
Maiara Folly, Instituto Igarapé
Xaman Minillo, UFPB
Nota: Com (*) estão sinalizados os nomes os quais aguardamos confirmação.
Tags: Seminário, Internet, Democracia |
Artigos Relacionados a Matéria

Implantação de cabo de fibra ótica ligando Brasil a Europa começa na 2ª feira

Metade dos alunos de escolas públicas do país continuam sem ter conexão à internet.

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

Pesquisadores do Google encontraram duas falhas no app de conferências do Zoom

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

Senado convoca Associação Nacional de Proteção de Dados para discutir segurança dos cidadãos

Presidente da ANID participa de reunião do Governo Estadual com a Ministra Luciana Santos

Carta é feita com idealizações da Juventude sobre a cultura e inclusão digital

O maior evento sobre o futuro da internet já passou por João Pessoa. O próximo será na Noruega
