Notícias

Domínio personalizado: .uol


O UOL passa a utilizar o domínio ".uol" em suas páginas. O novo sufixo faz as páginas terem endereços mais simples como "esportes.uol" ou "noticias.uol"

O UOL, maior empresa de conteúdo, produtos e serviços na internet, passa a utilizar o domínio ".uol" em suas páginas. Agora, o usuário não precisará mais colocar o final ".com.br" para acessar as páginas. O novo sufixo faz as páginas terem endereços mais simples como "esportes.uol" ou "noticias.uol".

O uso do domínio foi aprovado pela Icann (corporação da internet para atribuição de nomes e números, em português), entidade que administra os domínios da internet. Neste cenário, o UOL é uma das primeiras empresas brasileiras a ter um Top level Domain (TLD), como é chamado.

Ricardo Dutra, diretor de marketing do UOL, explica que a obtenção de um sufixo de domínios próprio confere às companhias aprovadas credibilidade, exclusividade e inovação. "Ganhamos em maior exposição da nossa marca e reforçamos nosso posicionamento como uma empresa pioneira na internet. Além disso, o registro de domínios ".uol" nos permite ser reconhecidos internacionalmente e facilita o acesso aos sites hospedados no UOL", destaca o executivo.

O crescimento da internet fez surgir a necessidade de criar TLDs além do ".com", então foram criados sufixos por país como ".br" ou ".fr". No início, também tínhamos os domínios para organizações não governamentais (.org), governos (.gov) e universidades (.edu), por exemplo. Com o passar dos anos, novos pedidos foram sendo feitos e TLDs como  ".aero", ".biz", ".info", ".museum" e ".name" apareceram. Então, empresas também passaram a ter seus domínios.

Para conseguir a aprovação do domínio, o UOL foi submetido a uma rigorosa avaliação de vários aspectos, como capacidade técnica e financeira, entre outras. No Brasil, apenas algumas empresas como Bradesco, Itaú, Vivo e Natura conseguiram a aprovação.

Fonte: uol, São Paulo