Notícias

Internet em Cuiabá


Road Show promove debates e oportunidades para provedores regionais no MT

O Road Show infraestrutura da Internet em Cuiabá promove troca de experiências entre provedores regionais de Internet e estudantes. O evento que começou dia 13 de dezembro e encerra dia 15 traz para o Mato Grosso palestras sobre as oportunidades e barreiras para a expansão das conexões de Internet no estado do Mato Grosso. E ainda oferece cursos abordando a implementação do IPv6 e curso prático de fusão de fibra óptica.

Os provedores regionais de Internet debateram, entre outros temas, a participação no IX.br (PTT) de Cuiabá. Essa estrutura é a que promove o menor tráfego entre as capitais brasileiras. No entanto, essa é uma das melhores soluções para diminuir os custos de trânsito dos dados para os provedores.

Percival Henriques, presidente da Anid, falou sobre a implantação do IX.br de Campina Grande e do trabalho realizado junto aos provedores regionais para atrair a participação de grandes empresas de conteúdo para a troca de tráfego local.

Outro fator que despertou o interesse dos provedores de Cuiabá foram as oportunidades de parcerias com a Rede Nacional de Ensino e pesquisa (RNP-MT). De acordo com os coordenadores da RNP-MT, Allan Gonçalves de Oliveira e Nielsem Simões, há o planejamento para o crescimento da Rede Pantaneira e isso ocorrerá com a participação de provedores locais.

E ainda, Marcelo Blanco, da Artigo 19, apresentou fatores importantes para as empresas regionais atentarem no instante da realização de contrato com seus clientes.

O mini-curso de implementação do IPv6 foi ministrado por Antonio Moreiras, do NIC.br, quem alertou para a indisponibilidade da versão anterior do protocolo, a versão 4. Além disso, empresas como Netflix não estão mais operando com o IPv4 e a tendência é a aceleração da transição para a nova versão.

Amanhã, Lindenberg Farias, diretor técnico da BR.27, irá ministrar o curso de Fusão de Fibra Óptica, para o qual foram sorteadas duas vagas para os participantes: uma entre os provedores e outra entre os estudantes.

O Road Show Infraestrutura da Internet é um evento itinerante realizado pela Anid com apoio do CGI.br/NIC.br, Artigo 19 e RNP-MT, para Cuibá. É realizado desde 2015 e já percorreu as cidades: Recife (PE), Campina Grande (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Petrolina (PE), Teresina (PI), Palmas (TO),  Campo Grande (MS), Belém (PA).

Confira aqui as fotos do evento