Notícias

Associados

Presidente da ANID, Percival Henriques, toma medidas para que provedores regionais prestem melhores serviços aos clientes

Diante da crise por causa do coronavírus, ANID dobra serviços compartilhados para ISPs associados

O isolamento social para combater a epidemia causada pelo novo coronavírus tem provocado aumento da demanda de acesso à Internet. Conforme os dados do IX.br, o pico de tráfego de Internet no Brasil nessa semana ultrapassou total os 11 Tb/s. Na Paraíba, somando o tráfego dos PTTs de Campina Grande e o de João Pessoa, o pico do volume de dados chegou perto dos 30 Gb/s no início dessa semana.

Atenta à esse cenário, a ANID está dobrando a capacidade dos serviços compartilhados com os seus associados, sem custo adicional. Essa ação trará melhorias aos serviços que os provedores regionais entregam para os seus clientes.

Segundo o presidente da ANID, Percival Henriques, essa ação irá permitir que os pequenos provedores de Internet, associados ANID, possam fornecer um serviço de melhor qualidade ao usuário final, com um melhor tempo de resposta no acesso aos serviços de áudio, vídeo e stream.

O mercado de streaming de vídeo, com um número maior de empresas atuando no setor e a ampliação da oferta de conteúdo cresce desde 2014. Conforme a pesquisa TIC Domicílios, divulgada em 2019 pelo CGI.br, 30% dos usuários de Internet no Brasil conectam-se à rede por meio do aparelho de televisão; em 2014 essa porcentagem era de apenas 7%.