Notícias

Uruguaiana

Debates para melhorias nos serviços dos provedores regionais

Road Show Infraestrutura da Internet chega à 18ª cidade brasileira

Mercado de provedores de pequeno porte cresce de 20 a 25% ao ano

A Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) realiza nesta quinta-feira o Road Show Infraestrutura da Internet em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. É um encontro de provedores regionais de Internet (provedores de pequeno porte - PPP), com o objetivo de mobilizar esforços no sentido de garantir maior penetração da banda larga em todas as regiões do país e fortalecer os arranjos produtivos locais baseados nas TICs.

Segundo dados da Anatel, o mercado de provedores de pequeno porte cresce de 20 a 25% ao ano. São mais de 11 mil provedores espalhados pelo país. Juntos, eles abocanham o segundo lugar na fatia do mercado de contratos de banda larga fixa (27,05%), liderado pela operadora Claro (29,73%). O Road Show é direcionado a esse mercado. Acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana, no Centro. A programação é gratuita e diversificada.

O Mini-curso “Segurança para provedores: conheça as melhores práticas”, por Antônio Marcos Moreiras, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), capacita o provedor a proteger a infraestrutura de roteamento BGP e os equipamentos, minimizando os problemas da rede e ajudando a melhorar a situação de toda a Internet. Prevenção a ataques DDoS, sequestro de blocos IP, vazamento de rotas, invasões, roubo de dados, entre outras.

E ainda, Maurício Peroni (Anatel), vai abordar a “Regulamentação da Anatel em Relação aos Provedores de Internet”. Percival Henriques (Anid), vai apresentar o site de buscas de provedores “Internet no meu CEP”, um serviço da Anid para divulgar os serviços de provimento de internet de provedores de todo o Brasil.

O Encontro promove também debates para melhorias nos serviços dos provedores regionais, com a presença dos representantes do NIC.br, da Anatel e da Anid. As inscrições são feitas pelo site anid.org.br.

O Road Show é um evento itinerante, realizado desde 2015 pela Anid e está chegando à 18ª cidade brasileira. É patrocinado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br) e tem o apoio da Bnet Telecom em Uruguaiana.