Notícias

Espectro eletromagnético


Tecnologias serão debatidas no IX Encontro da Anid e Expotec 2016.

O bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp, mestre pela Puc-Rio e, atualmente, doutorando da UNB, Rafael Diniz, é um ativista com experiência na área de TV e Rádio Digital (broadcasting), sistemas hipermídia e multimídia, middleware Ginga e em questões ligadas a gestão do espectro eletromagnético. No IX Encontro Nacional da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) que acontece junto à Expotec 2016, ele vai relatar algumas experiências de uso de espectro licenciado (redes de telefonia comunitária e rádio livre) e não licenciado (redesWifi e Mesh) para fins sociais, bem como os entraves legais existentes para uma plena utilização social do espectro.

Rafael Diniz participa ativamente de movimentos por uma maior liberdade no acesso ao espectro eletromagnético envolvendo redes de telefonia móvel comunitárias, enlaces em Ondas Curtas para povos residentes no interior da Amazônia, emissoras de Rádio e TV Digitais locais. O rádio digital no Brasil será discutido, portanto, revelando o estágio da discussão sobre o Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD) e as possibilidades da digitalização como tecnologia fundamental para tornar mais acessível a utilização de espectro.

Outras tecnologias também serão abordadas por Rafael Diniz, a exemplo do Rádio Definido por Software. O evento acontece de 25 a 27 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). As inscrições seguem abertas pelos sites: www.expotec.org.br e www.anid.com.br/9encontro.