Notícias

Anid promove curso de produção audiovisual durante o IGF 2015


O curso terá duração de três dias e abordará todas as etapas da produção de uma obra audiovisual. Como atividade de conclusão, os partipantes irão produzir um vídeodocumentário

A Associação Nacional Ppara Inclusão Digital (Anid) promove o curso de produção audiovisual “FilmInBrazil: Do roteiro à tela – Um mergulho audivisual". O curso será uma atividade paralela da Anid que integra as ações do Internet Governance Fórum – IGF 2015, o fórum mundial de governança da Internet que irá acontecer em João Pessoa (PB) entre os dias 10 e 13 de novembro, no Centro de Convenções.

As inscrições são gratuitas e haverá 10 vagas disponíveis. A seleção e homologação dos inscritos será feita pela Anid. O curso irá acontecer de 09 a 11 de novembro, sendo concluído no segundo dia da programação do IGF 2015. O ministrante será o professor e cineasta Marcelo Paes de Carvalho. O público alvo são jovens e adultos, à partir dos 15 anos, interessados em produção audiovisual. Ao final, os participantes irão produzir um vídeodocumentário como atividade de conclusão do curso.

O formulário de inscrição é preenchido online através do site da Anid: http://www.anid.com.br/eventos/. As inscrições vão até o dia 6 de novembro, sexta- feira, e o resultado será divulgado no dia 7, sábado pela manhã, com a lista dos selecionados.

Sobre o curso

O curso é dividido em cinco tópicos: Etapas de produção - cronograma, pré-produção, produção, pós-produção e comercialização; Roteiro: da ideia ao papel, ao set – argumento, escaleta, roteiro; Técnicas cinematográficas – os planos cinematográficos, o enquadramento, decupagem e análise técnica, o que fazer antes do set de filmagem, o que fazer no set de filmagem, preocupações sobre locações, direção de atores e entrevistados, captação de áudio; Práticas de câmera, luz e sonorização em set de filmagem – dicas de set de filmagem, exercício prático; Gravação de vídeodocumentário – gravação do vídeodocumentário como atividade de conclusão do curso.

Sobre o Professor Marcelo Paes de Carvalho

Carioca, atua na área de produção audiovisual, gestão cultural, além de projetos de tecnologia da informação. Atualmemente desenvolve diversas ações no terceiro setor, em projetos de capacitação em audiovisual e novas mídias. Diretor Executivo da Incartaz Filmes e Eventos e Presidente do Instituto InCartaz de Cultura, Educação e Inclusão Social. Diretor também da Ecoar – Educando com Arte, no Rio de Janeiro. Trabalhou ainda no Teatro Cacilda Becker (FUNARTE), na função de Coordenador de Comunicação. Editor-Chefe do portal de notícias FilmInBrasil (www.filminbrasil.com), sobre o audiovisual brasileiro, que foi contemplado em 2013 pela Prefeitura do Rio de Janeiro no edital de Pontos de Cultura. Coordenador de Tecnologia da Ação Animatógrapho (RJ), do Pontão de Cultura Rapsódia Ausente(RJ/MG/CE/PE), e do projeto MeVêNaTV 2.0, do Campus Avançado (RJ). Palestrou e ministrou cursos e oficinas em diversas instituições, como SESC, SENAI, Banco do Nordeste, Universidade Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal Fluminense, entre outras instituições em todo o país. Produzindo atualmente o longa documentário “Incêndio no Circo – Das Trevas à Luz” e a série de TV “Vida Bandida”. Em 2013 trabalhou na produção da série de TV européia Football Made in Brazil, exibida em mais de 40 países.Trabalha ainda no desenvolvimento e implantação de diversas platafornas online, fazendo uma conexão entre tecnologia e arte.