Notícias

Lacnic 25 em Havana


Anid marca presença na reunião regional do Lacnic em Cuba

O Registro de Endereços Internet para a América Latina e o Caribe (Lacnic), em conjunto com a Empresa de Telecomunicações de Cuba SA (Etecsa) faz, a partir de hoje até o dia 6 de maio, na cidade de Havana, mais um evento, o Lacnic 25. A Associação Nacional para Inclusao Digital está presente, através do presidente Percival Henriques, no envento, que resumidamente tem programação consistindo em: um dia com oficinas de formação em novas tecnologias, segurança e promoção para a adoção de IPv6 e outros quatro dias de palestras e debates sobre temas atuais e palestras feitas por especialistas.

Tutoriais técnicos
Formação de oportunidades de monitoramento, tais como IPv6, roteamento BGP e RPKI, DNSSEC, CSIRT, Gestão de Recursos Internet, IPv6 no acesso fixo e móvel são tratados, entre outros.

Fórum Público de Políticas Lacnic

É o fórum de discussão sobre as regras ou políticas aprovadas para ser aplicadas na América Latina e no Caribe em relação à gestão dos recursos da Internet. Está aberto ao público e todas as partes interessadas a participar complementam a lista de discussão "política".

Assembléia Anual de Membros
É o exemplo mais importante da participação de Lacnic, onde são considerados balanço e resultados de gestão, membros são eleitos para a comissão fiscal e eleitoral e são feitas as alterações ou modificações ao voto estatuto.

Fórum Latino Americano de IPv6 (Flip6)
Visa promover e incentivar a adoção de IPv6 na América Latina e no Caribe. Também promove o intercâmbio de experiências na implementação de serviços e aplicações baseadas em IPv6 na região e é aberto  a todos os interessados ​​em participar e acompanhar os desenvolvimentos em aplicações IPv6.

Fórum de Segurança de Rede (Lacsec)
Reúne as partes interessadas na questão da segurança da rede e debate ações concretas e projetos de coordenação para a rede problemas de segurança para a região.

Fórum de Interconexão Regional
Reúne operadores de pontos de troca de tráfego e seus membros para promover a realização de acordos de interconexão, receber atualizações sobre os diversos NAP na região, difundir os avanços tecnológicos relacionados com o NAP e discutir a interligação regional na área da América Latina e do Caribe.

LACTLD Reunião
Agrupamento regional ccTLDs da América Latina e do Caribe, a LacTLD se reúne em paralelo à reunião de Lacnic 25. As atividades incluem a assembleia geral dos sócios e oficina de políticas e o compartilhamento de espaços de discussão.

Painel de Governança da Internet
Neste espaço, os principais tópicos de discussão sobre os desafios no domínio da governação da Internet a nível regional e global são abordados.

CSIRT Reunião
A reunião Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança LAC (CSIRT) é um espaço de trabalho e troca de experiências entre as partes interessadas ligadas a questões de segurança destinadas a reforçar a região na prevenção e mitigação do impacto dos incidentes segurança informática.

Reunião LAC-IX
As operadores da América Latina e do Caribe de pontos de troca de tráfego de Internet  se reúnem no âmbito das reuniões de Lacnic.

Peering Forum
Espaço que visa proporcionar a oportunidade de conversar e negociar acordos com trânsito e peering ISPs, provedores de conteúdo e Pontos de Troca de Internet na região de tráfego mais relevante.