Notícias

Provedores em MG

Hélio da Fonseca, Gerente de Projeto do Departamento de Banda Larga do MCTIC, explica a política do governo federal

Apoio ao provedor e proteção de dados de usuários são temas das palestras

Nesta sexta-feira (18), no último dia do Road Show Infraestrutura da Internet, em Montes Claros (MG), ocorre o encontro de provedores com debates e palestras. o presidente da ANID.

Percival Henriques (foto) alerta que 2,3 mil municípios brasileiros não têm rede de transporte com fibra óptica, segundo a Anatel. E 23% fazem parte do estado de Minas Gerais. "Vemos a urgência e a oportunidade para os provedores regionais em atender essa população. Das cidades sem rede de fibra óptica, 54% estão na região Norte e Nordeste, sendo que no Norte o alcance é dificultado pela topografia", informa Percival.

Conforme a Anatel, a conexão de banda larga fixa atinge no máximo 5 Mbps em 2,2 mil municípios brasileiros. Três empresas, Claro, Vivo e Oi, concentram 83% dos assinantes, embora existam 5,8 mil empresas com licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia).

Marcelo Blanco, da Artigo19 fala sobre a responsabilidades dos provedores de internet com relação à proteção de dados dos usuários a partir de um projeto que estabelece 85 critérios de acordo com padrões internacionais de direitos humanos de liberdade e expressão. “Apresentamos os resultados de uma pesquisa que a Artigo19 elaborou e que analisa os termos de uso das sete maiores empresas que oferecem acesso à internet. A ideia é falarmos com os provedores sobre boas práticas na construção dos termos de serviço paraos clientes", disse.

Na palestra sobre boas práticas operacionais para sistemas autônomos, Antônio Moreiras (NIC.br) discute a importância dos sistemas autônomos, que é uma das redes que compõe a internet e tem seus próprios blocos de IP. “ Alguns  provedores de internet ainda não são sistemas autônomos, por isso devem se profissionalizar para ter seu próprio bloco IP e se conectar com outra redes”. Durante o evento, Moreiras fala também sobre alguns detalhes dos PTTs e da importância das redes de distribuição de conteúdo.

O encontro de provedores ainda conta com uma palestra do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), onde o gerente de projeto do Departamento de Banda Larga, Hélio da Fonseca, aborda a politica de banda larga no governo federal.

O Road Show Infraestrutura da Internet é realizado pela ANID com apoio do NIC.br/CGI.br e Artigo19.