Notícias

Encontro Aracajú


Mais de 50 provedores de Internet se reuniram em Aracajú hoje


 

Na aberura do Encontro Regional de Provedores em Aracajú, realizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br), o presidente da Anid, Percival Henriques, destacou a importância de entrar em contato com as novidades do mercado de Internet e possibilidades de desenvolvimento. O Encontro é realizado em Aracajú, no Mercure Hotels, na Praia de Atalaia.

Na parte da manhã, André Moura Gomes, gerente de Projetos do Ministério das Comunicações abordou um dos maiores obstáculos enfrentados pelos pequenos provedores em seus processos de expansão: a Lei das Antenas, o Direito de Passagem e o compartilhamento de Postes.

Os provedores levantaram problemas de negociação com a companhia local de energia, a Energisa, no uso de postes para instalação da fibra óptica que leva o acesso de Internet até as residências.

Outro assunto que chamou a atenção dos participantes foi as intruções para a participação do Leilão das Sobras de frequência da Anatel, transmitidas por Luciano Franz, presidente da Internet Sul. Luciano falou de Porto Alegre, pela Internet, e postou no Youtube um vídeo da apresentação no evento sobre: "Como participar do Leilão":

https://youtu.be/1pZLqAzDj_w

Na parte da tarde, Andréia Queiros, gerente Regional da Telebras, em Brasília, apresentou os novos serviços da Telebras para provedores que otimizam a participação do provedor no Internet Exchange (IX.br). E esse assunto foi aprofundado por Antônio Moreiras, do NIC.br, explicando a formação e entrada dos Sistemas Autônomos no Internet Exchange.

Camila Lijó e Liliane Solleti, da Anid, tratam, respectivamente, do uso do Arduino na automação de estações de telecomunicações e da elaboração de projetos em empressas de base tecnológica.

Ascom Anid