Notícias

Road Show 2018

Objetivo é fomentar a inclusão digital pontuando os processos da infraestrutura da Internet

Evento Itinerante passa por seis estados abrindo perspectivas para uma Internet melhor e mais acessível

O Road Show Infraestrutura da Internet ocorreu ao longo de 2018 em 6 cidades brasileiras, tendo início no mês de abril em João Pessoa (PB), seguindo em maio para Montes Claros (MG); no mês de julho aconteceu em Aracajú (SE), em agosto em Teresina (PI); em outubro foi a vez de retornar a Belém (PA) e em dezembro foi realizado em Manaus (AM), encerrando as atividades do ano.

O objetivo prioritário do Road Show Infraestrutura da Internet é fomentar a inclusão digital nos diversos estados brasileiros e mobilizar esforços no sentido de garantir maior penetração da banda larga em todas as regiões do país e fortalecer os arranjos produtivos locais baseados nas TICs.

Durante os eventos foram realizadas atividades como palestras, reuniões e cursos. Provedores de internet, ASN e representantes de órgãos como Fundações de Amparo à Pesquisa, Secretarias de Tecnologia e RNP se reuniram para discutir tanto os aspectos tecnológicos quanto políticos da inclusão digital, estreitando relacionamentos com centenas de empresas ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação, acadêmicos, ativistas, agentes políticos e movimentos sociais.

Também um momento para promover a socialização da informação e do conhecimento; identificar indutores, oportunidades e desafios para a inclusão digital no Brasil; ressaltar a necessidade da inovação e produção de conteúdo nacional como elemento mobilizador para economia digital; articular juntamente com o NIC.br a participação dos pequenos provedores nos Pontos de Troca de Tráfego existentes e criar demanda para os PTTs onde ainda não existam.

Os eventos foram realizados em empresas de base tecnológica, instituições de ensino, órgãos governamentais e auditório pago. Foram debatidos temas acerca das melhores estratégias para democratizar o acesso à Internet, estimular a inovação e garantir que a infraestrutura de telecomunicação também esteja disponível para as pequenas e micro-empresas de TIC desenvolverem suas atividades.

Contou com a parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil e Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (CGI.br e o NIC.br), os Road Shows também funcionaram como ponto focal para difusão dos princípios para a governança e uso da Internet no Brasil e articulação de PTTS (Internet Exchange).