Notícias
Home / Notícias
Conheça a Experiência Phygital

A experiência phygital ou a integração entre os ambientes físico e digital integrados é um novo formato que chegou para ficar. Um conceito marcado pela conectividade e interação que cada vez mais merece a atenção do mercado de produtos e serviços. Uma tendência que exige o desenvolvimento de novas tecnologias.
A pandemia do Covid-19 antecipou as mudanças de hábitos de consumo, alcançando públicos de todas as idades e classes sociais. O distanciamento social potencializou o e-commerce, que cresce rápido, e pouca dependência do espaço físico. Mas, a ruptura não é tão simples e nem tem a mesma velocidade. O consumidor ainda sente a necessidade do contato físico. O momento é de readaptação, tanto para os clientes quanto os negócios.
Pode-se, por exemplo, evitar filas e aglomerações por meio de agendamento em aplicativos. Em uma agência bancária ou loja, o consumidor pode ter sua identificação feita por reconhecimento facial, adiantando assim sua identificação e perfil. O vendedor de uma loja já saberia as preferências e medidas do cliente, o que diminuiria bastante o tempo de atendimento. Além disso, o ser humano ainda dedica um certo grau de confiabilidade e apresso ao contato físico, e muitas problemáticas da relação comercial, tendem a ser resolvidas coma presença física, que gera mais confiança no consumidor, mesmo aquele mais conectado.
A experiência Phygital deve trazer ao mercado uma necessidade de trazer para o ambiente físico análises que hoje normalmente se faz bem mais no meio digital. Comportamento de consumo online, cliques, taxa de conversão, tempo no site, etc. Mas, todas essas métricas são medidas apenas no âmbito digital. Com o phygital será possível compreender comportamentos de visitantes em espaços físicos e coletar informações de como eles interagem com esse espaço. Conseguiremos medir a quantidade de pessoas em um ambiente, traçar as rotas mais utilizadas, horários de pico, locais mais frequentados, etc. Estes dados têm grande potencial para melhorar a experiência com o consumidor e as estratégias do mercado.
De acordo com o andamento do acesso e da estrutura necessária para a implantação de tecnologias, como inteligência artificial, realidade aumentada, reconhecimento facial, internet das coisas e 5G, por exemplo, poderemos ter uma aproximação mais rápida a estes avanços tecnológicos, que já batem à nossa porta. Não se pode esquecer, de que, para um alcance destas novidades tecnológicas a um maior número de pessoas, é necessário mais investimento na inclusão digital, na aquisição de dispositivos compatíveis com as tecnologias, por parte da população e no letramento digital mais amplo.
Tags: phygital, tecnoogia, internet, inclusaodigital |
Artigos Relacionados a Matéria

Implantação de cabo de fibra ótica ligando Brasil a Europa começa na 2ª feira

#FiqueEsperto: ANID apoia campanha de conscientização sobre uso seguro da internet

Painel Mulheres e Tecnologia: desafios e oportunidades na academia e no mercado de trabalho

Metade dos alunos de escolas públicas do país continuam sem ter conexão à internet.

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

Pesquisadores do Google encontraram duas falhas no app de conferências do Zoom

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

ANID firma parceria com a SEPPM de João Pessoa para promover inclusão à mulheres

Senado convoca Associação Nacional de Proteção de Dados para discutir segurança dos cidadãos

Presidente da ANID participa de reunião do Governo Estadual com a Ministra Luciana Santos

Carta é feita com idealizações da Juventude sobre a cultura e inclusão digital

O maior evento sobre o futuro da internet já passou por João Pessoa. O próximo será na Noruega
