Notícias

RNP abre Consulta Pública sobre o Programa Norte Conectado

No dia 19/2, de 10 h a 12 h, a RNP promove um workshop para esclarecer dúvidas sobre o edital.

A Rede nacional para Ensino e Pesquisa, com apoio do Ministério das Comunicações, abriu Consulta Pública para ouvir os representantes do setor de telecomunicações objetivando a definição da forma de contratação de empresa ou consórcio que explorará comercialmente o Programa Norte conectado, mais especificamente a infovia 00, que ligará Macapá a Santarém.

A consulta leva em consideração duas alternativas para a contratação do operador neutro (ON), que pode ser por meio de processo licitatório ou por consórcio aberto de prestadoras de serviços de telecomunicações. Essa operação neutra permite que várias companhias compartilhem a mesma infraestrutura de fibra óptica, não importando que sejam concorrentes entre si. As empresas podem, por exemplo, “alugar” parte da capacidade do cabo para se tornarem provedoras de internet.

O Programa Norte Conectado possui, dentre outras, a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Norte por meio da implantação de infovias ópticas subfluviais, sob rios desta região, visando atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário, e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa. Além disso, objetiva-se ampliar o acesso à Internet da região, com possibilidade de integração aos países vizinhos que compõem a Pan Amazônia. A implantação será baseada numa infraestrutura de telecomunicações de cabo de fibra óptica lançada no leito dos rios, portanto, subfluvial.

No dia 19/2, de 10 h a 12 h, a RNP promove um workshop para esclarecer dúvidas sobre o edital. Os interessados em contribuir para o processo devem acessar o edital da consulta pública e encaminhar sugestões e questionamentos para o e-mail compras@rnp.br. O prazo vai até o dia 26/2.

Mais detalhes no link: https://www.rnp.br/arquivos/documents/RFI%20-%20ON%20-%20Norte%20Conectado-final.pdf?Ix9r8prpvXAqnq_BBSYJiMQe6G5zmaEB=