Notícias

Aumento de queixas no E-commerce alertam para proteção de dados

A ANID preparou algumas dicas para que você tenha mais segurança em suas compras online.

Com o aumento no uso da internet em 2020, principalmente para trabalho remoto e compras, cresceu também em 86% o número de reclamações relacionadas ao e-commerce. Este aumento foi notado mais especificamente no portal consumidor.gov.br. Com isso, se presume também que deve-se dobrar o cuidado com a proteção de dados na Rede.

Grande parte das reclamações, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), são relacionadas à proteção de dados dos consumidores. A falta de “intimidade” com o ambiente on line de compras, já que ainda vivemos um momento de adaptação, pode ser apontada como um dos motivos que deixam o consumidor exposto a golpes cometidos neste meio digital.

Segundo números divulgados pela Senacon em março, problemas com “bancos de dados e cadastros de consumidores” foram o segundo assunto que isoladamente mais levou a queixas no portal de mediação do Ministério da Justiça, 6,5% de 1,19 milhão que reclamações, atrás apenas de demandas sobre cartão de crédito ou débito (7,6% do total).

A Secretaria e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados fecharam acordo de cooperação no sentido de fazer um trabalho de educação para o consumo, alertando sobre esses riscos.

A ANID preparou algumas dicas para que você tenha mais segurança em suas compras on line:

  1. Verifique se o site é conhecido antes de fazer qualquer tipo de cadastro ou informar dados, faça uma pesquisa sobre ele na internet.

  2. Observe a barra onde fica escrito o endereço. No começo, a palavra “Seguro” deve aparecer e, ao lado, um pequeno cadeado fechado. Ao clicar na URL, uma mensagem deve aparecer informando que seus dados estão protegidos.

  3. Desconfie se algum e-commerce pede a senha do seu cartão ou outro dado pouco usual.

  4. Evite clicar em links suspeitos. Esses links são enviados por e-mail e até em grupos de Whatsapp. Sendo assim, não clique em qualquer coisa que receber.

  5. Evite salvar seus dados bancários no site ou no navegador

  6. Mantenha o antivírus dos seus equipamentos sempre atualizado. Isso vale para o notebook, smartphone e tablet e PC.