Notícias
Home / Notícias
Educação Indígena será o Tema da primeira mesa de debate do Acampamento Inclusivo

Daniel Santana é antropólogo e especialista em educação indígena, sua luta contempla várias conquistas importantes para o ensino Potiguara, ele e outros convidados falarão sobre o tema. Daniel será o mediador da mesa de educação escolar indígena, sendo esta a primeira mesa de debate do Acampamento Inclusivo promovido pela ANID. O debate vai ocupar a oca principal do Toré Forte dia 27 de julho. Segundo o antropólogo “A mesa de educação escolar indígena será de grande relevância para todo o povo potiguara, pois os debatedores abordarão temas importantes para todos os presentes e para o fortalecimento da educação indígena, com perspectivas micro e macro dentro de uma cosmologia.”
A educação escolar indígena é de suma importância para todos os povos, sendo uma grande conquista para a manutenção de nossa cultura, Os Potiguaras sempre lutaram e resistiram por uma educação indígena específica, diferenciada, pluricultural, multilíngue e de qualidade, levando em consideração as particularidades de cada povo.
A educação escolar potiguara, foi uma conquista dos movimentos do seu próprio povo, que sempre pensou, lutou e resistiu por uma educação escolar que respeite, valorize e contemple a realidade de cada aldeia potiguara. Sempre buscando o melhor para o fortalecimento dessa modalidade de ensino e da identidade do seu povo.
Daniel afirma que “Fazer educação escolar indígena, é fazer e pensar em todo o coletivo, na verdade, é envolver todos os indígenas, lideranças, professores, crianças, anciãos, enfim, todos que fazem parte da comunidade indígena, porque tudo tem que ter a participação e o aval da própria comunidade indígena, cada um contribuindo com seus conhecimentos e saberes, levando em consideração, a cultura, experiências, identidade, cosmologia e a ancestralidade desse povo guerreiro.”
Quando se fala em educação escolar indígena potiguara nos remetemos a professora Iolanda Mendonça, ao cacique Caboquinho, a liderança Capitão, entre muitos outros que lutaram por uma educação diferenciada e de qualidade. Na verdade, eles são grandes pioneiros e referências na luta por uma educação escolar indígena para todos os Potiguara.
Atualmente, existem várias escolas com categoria de escola indígena sendo 99 por cento dos estudantes indígenas e seus profissionais também. A língua tupi já é um grande projeto dentro destas escolas, que tem como objetivo tornar nossos alunos e professores fluentes nesta língua. O projeto da língua tupi nas escolas foi iniciativa do professor Eduardo Navarro da USP, que em conjunto com vários professores potiguara, implantou esta matéria na grade curricular e atualmente, o ensino da língua tupi está em todas as escolas do território potiguara.
A mesa terá grandes militantes da educação indígena como: Daniel Neto – Antropólogo e especialista em educação indígena; Professora Iolanda Mendonça – A primeira Potiguara formada em Licenciatura Intercultural; Professora Sônia Barbalho – Presidente atual da OPIP/PB; A professora Joana Damasceno – Subsecretária da educação de Baía da Traição; Professora Joselma Bianca – Doutora e pesquisadora. Uma mesa composta por profissionais Potiguara com excelência em educação escolar indígena.
O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
#cgi.br #nic.br
Tags: educação, tecnologia, mesadedebate |
Artigos Relacionados a Matéria

Painel Mulheres e Tecnologia: desafios e oportunidades na academia e no mercado de trabalho

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

‘Take a Break’: Instagram lança novos recursos de segurança para adolescentes

Senado convoca Associação Nacional de Proteção de Dados para discutir segurança dos cidadãos

EXPOTEC 2023 recebe congresso de computação, maior evento da área na américa latina

AGI: Corrida Global por Inteligência Artificial Geral Acelera e Redefine Futuro da Humanidade
