Notícias

Dia da Internet Segura reforça os cuidados no acesso à rede

A data existe para conscientizar o uso seguro, ético e responsável da Internet.

 O Dia da Internet Segura, ou Safer Internet Day é uma inciativa anual criada pela Rede Insafe na Europa, que reúne atualmente mais de 140 países no sentido de  mobilizar usuários e instituições ao uso livre e seguro da rede. Buscando também envolver os usuários no sentido de alcançar uma internet “mais positiva”, principalmente quando falamos de segurança e privacidade de dados.


 No Brasil, a Safernet, com a parceria da Inhope/Insafe, é a instituição que organiza este dia com o objetivo de celebrar um trabalho de conscientização e convida, por exemplo, educadores, instituições de educação e coletivos, sugerindo, planos de aula sobre a temática de segurança na rede, vídeo aulas alertando sobre novas formas de violência digital, jogos sobre checagem de notícias, debates e atividades para mobilização de alunos, entre outras atividades.


 Para Percival Henriques, membro do Conselheiro do Comitê de Gestão da Internet no Brasil (CGI.Br), e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR(NIC.Br), parceiros e correalizadores do projeto no Brasil, o Dia da Internet Segura ganha cada vez mais importância à medida que as ações são para prevenir incidentes e discutir assuntos como o combate a fraudes e à pedofilia. A importância também aumenta com o uso cada vez maior da internet para transações financeiras, principalmente no último ano, devido à pandemia do coronavírus, o que ocasionou, ao mesmo tempo, um aumento no número de fraudes.


Pessoas e instituições interessadas em participar podem se cadastra pelo link http://www.safernet.org.br/site/sid2021/cadastro.