Notícias

Chamadas abertas para workshops do 11º Fórum da Internet no Brasil

lista com as selecionadas será divulgada em 31 de maio

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresenta o formulário de submissão de propostas de workshops para o 11º Fórum da Internet no Brasil (FIB11), o Pré-IGF Brasileiro 2021 que acontece entre os dias 26 e 30 de julho. O material pode ser enviado para avaliação até 23h59 de 26 de fevereiro. A lista com as selecionadas será divulgada em 31 de maio, no sítio do evento.

Em razão da pandemia Covid-19 ainda não foi definido se a edição deste ano acontecerá no formato presencial, ou on-line, como foi em 2020. A decisão será tomada até 23 de abril e, caso seja confirmada a opção presencial, o Fórum ocorrerá na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Realizado pelo CGI.br desde 2011, o FIB é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta é incentivar debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.

“É fundamental reunir essas diferentes vozes, principalmente nesse contexto de pandemia em que o uso da Internet se tornou mais intenso, necessário e desafiador. Temos muitas lições a compartilhar e desafios a enfrentar”, enfatiza Tanara Lauschner, coordenadora do Grupo de Trabalho Fórum da Internet no Brasil.

Submissão e avaliação

Para enviar propostas de workshops, os candidatos, (pessoa física, que pode ou não representar uma organização), devem utilizar o formulário do evento, disponível em https://forumdainternet.cgi.br/.

As propostas serão encaminhadas a uma Comissão de Avaliação Multissetorial externa, composta por representantes da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, de integrantes dos setores empresarial e representante de governo. A análise será baseada em quatro critérios: relevância do tema para a governança da Internet no Brasil; qualidade e consistência do material; diversidade e adequação ao formato proposto. O processo é anônimo (cego): os avaliadores não terão acesso às informações que identifiquem os autores de cada proposição.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br