Notícias

Marcando Presença!

Presidente da ANID participa do 10º Fórum da Internet no Brasil

Percival Henriques de Souza participa neste dia 21 de setembro de 2020 da abertura do Fórum da Internet no Brasil e Pré-IGF Brasileiro

O evento é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 que consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por meio dele, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Percival Henriques é físico, Conselheiro do CGI.br  e preside a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), fundada em 2007. A atuação de Percival Henriques no CGI.br iniciou em 2011 desenvolvendo na pauta do CGI.br temas relevantes para a política de estabelecimento de uma Internet neutra, inclusiva e democrática. Participou de eventos internacionais representando o CGI.br em discussões que definem a regulamentação técnica para uma boa operação da rede global. No Brasil, entre os atos mais relevantes está sua participação na construção do Marco Civil da Internet, sancionado pela presidente Dilma Rousseff durante o NETMundial, realizado em São Paulo, em 2014.

Acompanhando o desenvolvimento da Internet desde o início das primeiras conexões, Percival Henriques coordenou o projeto de pesquisa da história da Internet que resultou no livro “Paśsaros voam em bando” e aborda o início de projetos de máquinas de computar, no século XVIII, passando pela conexão em redes de computadores, o nascimento da Internet e o seu desenvolvimento até o século XXI.

Como presidente da Anid, lidera projetos de inclusão digital que contemplam o letramento digital, fortalece o setor de provimento de acesso a Internet formado pelos provedores regionais através de ofertas de formação técnica e gerencial, além de promover eventos de divulgação da inovação tecnológica e de Internet com a participação ampla da sociedade.

Atualmente, entre as pautas defendidas por Percival Henriques no Conselho do CGI.br estão a política de privacidade dos dados pessoais, a amplitude de programas de inclusão digital; a implantação de pontos de Internet comunitária, com a gestão do provimento de acesso compartilhado pela própria comunidade atendida, além de programas paralelos de letramento digital para o uso da Internet na construção da cidadania; o combate às fake news e aos riscos de vigilância digital; e o desenho da reorganização econômica no pós pandemia sob a ótica da economia digital.

Em 2020, considerando as recomendações para evitar a propagação da COVID-19 e garantir a saúde de todos os participantes do evento, o CGI.br está realizando a 10ª edição do Fórum da Internet no Brasil em formato on-line, de hoje a  25 de setembro.

Muito se debate no mundo sobre um modelo apropriado para a governança global da Internet. E muitos se perguntam sobre os métodos e organizações em torno das quais a Internet tem se difundido e continuará a crescer em escala mundial. O modelo brasileiro de governança da Internet preserva sua natureza multissetorial na formação e composição do CGI.br e tem sido observado internacionalmente como um modelo a ser considerado, debatido e seguido. Sua formulação é também consolidada no amplo debate da sociedade e de todos os interessados no aprofundamento dos modelos participativos da e pela Internet. Considerando a importância e relevância dos debates nacionais sobre governança da Internet, o CGI.br deliberou constituir o Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro, para o qual congrega participantes dos setores governamental, empresarial, científico e tecnológico e terceiro setor dos diversos estados brasileiros, como a Reunião Brasileira Preparatória para o IGF. Com isso, busca agregar as reflexões do Fórum como importantes contribuições para o Fórum Mundial de Governança da Internet.

SITE DO EVENTO: https://forumdainternet.cgi.br/