Notícias

LACIGF 10


No Panamá, evento de Governança da Internet debate inclusão digital

A partir de hoje (2), até sexta-feira (4), na Cidade do Panamá, ocorre a 10ª Reunião Preparatória da América Latina e do Caribe para o Fórum de Governança da Internet (LACIGF). O LACIGF já se consolidou como maior evento da região reunindo representantes de múltiplos setores da sociedade que discutem suas perspectivas sobre a Agenda da Governança da Internet na região, entre eles, a inclusão digital.

Nesta edição a inclusão digital é o assunto que será abordado em boa parte das mesas. No segundo dia, quinta-feira (3), das 11h às 13h haverá o painel “As preocupações do acesso: além da conectividade, o que está faltando para conectar mais usuários? Os desafios para promover a concorrência no ambiente digital”, debatendo sobre os obstáculos para conectar a parcela global que está offline. E das 16h30 às 18h haverá uma mesa com o tema “Inclusão digital e acessibilidade”, essencial para reafirmar os objetivos da Internet como ferramenta de promoção da igualdade.

O conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Percival Henriques, que também é presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), participou de edições passadas do evento e se engaja nos debates internacionais, defendendo os projetos desenvolvidos no Brasil. Para Percival o LACIGF é uma grande oportunidade: “Muitas vezes por meio da troca de experiências no LACIGF é possível aprimorar os projetos, utilizando-os em nossos países e contribuindo para reduzir a quantidade de populações excluídas digitalmente". "A promoção da inclusão digital superando a ausência de políticas públicas e carência de recursos precisa ser cada vez mais estimulada, viabilizando infraestrutura e acesso à internet que é direito de todas e todos e um compromisso da ANID”, completa.

O LACIGF irá realizar uma ponte entre os diversos atores da governança da Internet em prol de uma visão crítica para possíveis saídas a um ambiente digital cada vez mais plural e inclusivo. Contribuindo também para que a região fomente cada vez mais projetos de inclusão digital.

Entre os atores, estarão representantes do governo, setor privado, comunidade técnica, acadêmica e entidades da sociedade civil. Governança da Internet e direitos humanos, segurança informática, proteção de dados pessoais e outros temas de grande relevância também farão parte da programação.

Acompanhe as sessões ao vivo:

https://www.youtube.com/watch?v=OH7-87B8il0&

Confira a agenda completa:

https://lacigf.org/pt-br/lacigf-10/#1499357724705-98505adb-d98d