Notícias

10º Encontro


Evento nacional que marca os 10 anos da ANID começa na próxima quarta-feira, em João Pessoa

A partir de quarta (9) até sexta-feira (11), a cidade “onde o sol nasce primeiro” irá receber o 10º Encontro da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID). São 10 anos para celebrar a atuação da ANID em prol da inclusão digital no país junto aos seus parceiros e apoiadores.

O tema principal deste ano é “A Internet e as Cidades Inteligentes”. Representantes de 22 estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins) e do Distrito Federal debaterão sobre os desafios para concretização de cidades inteligentes, aliando a inovação tecnológica e a participação cidadã à atuação empresarial e governamental.

Responsabilidade civil e criminal para provedores de internet, novas resoluções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), liberdade de expressão na rede, inclusão digital e direitos humanos serão algumas das mesas e palestras ofertadas no 10º Encontro. Também será possível participar de um Mini-curso de IPV6 com Antonio Moreiras do NIC.br; e de uma oficina de Fusão de Fibra Óptica, com Lindenberg Freitas da BR27, sem nenhum custo!

Uma marca já consolidada do Encontro Nacional da ANID é a presença de representantes de grandes empresas, como também de pequenos provedores de cidades do interior do país. Também estarão presentes Demi Getschko (Diretor presidente do NIC.br), Laura Tresca (ONG Internacional Article 19), Luciano Franz (presidente da Internet Sul), Percival Henriques (Presidente da ANID e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil) e Artur Coimbra (Diretor de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Outras personalidades com papel primordial na inclusão digital e no âmbito da inovação tecnológica do país também farão parte.

aralelo ao 10º Encontro, haverá na quarta-feira (9) o “Seminário Nacional de Prefeitos e Cidades Inteligentes”, que já conta com mais de 170 gestores municipais inscritos e é co-organizado pela União Nordeste de Prefeitos(as). E na quinta-feira será realizado o “II Seminário Desafios e soluções para a inclusão digital de comunidades urbanas, rurais e povos tradicionais”, com mais de 250 ativistas indígenas, quilombolas, coletivos de cultura, povos tradicionais de matrizes africanas e demais movimentos sociais, co-organizado pela ONG Artigo 19.

O 10º Encontro Nacional da ANID conta com a parceria do Governo do Estado da Paraíba para sua realização, o apoio do CGI.br e NIC.br, além da Abranet, Abrint, InternetSul, Microtel, Rede Telesul e RTI.

O credenciamento será a partir das 8h e a programação terá início às 9h no Centro de Convenções. João Pessoa receberá de braços abertos mais de 1000 participantes previamente inscritos no evento.

Participe! Vamos juntos construir um futuro com menos desigualdades no país para que todas e todos possam usufruir plenamente dos seus direitos!

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente.