Notícias

Junts no TVI


Wi-fi grátis para usuários do Terminal de Integração do Varadouro

A Semob-JP, em parceria com a Agência Nacional de Inclusão Digital (ANID), disponibilizou internet móvel (wi-fi) grátis para os usuários do Terminal de Integração do Varadouro. Este é mais um ponto de acesso do “Junts”, o programa de inclusão à Internet da Anid. Para utilizá-la basta fazer o cadastro no seu próprio celular e navegar à vontade enquanto espera a chegada do seu ônibus. A internet grátis pode ser utilizada para saber o tempo de espera do ônibus por meio do aplicativo JampaBus, da Semob-JP.

Percival Henriques, presidente da Anid, salienta que esse é um dos primeiros passos para a consolidação de conceitos como o da “cidades inteligentes”. “O fato de você ter serviços diponíveis, como o monitoramento dos horários de ônibus, é uma coisa. Ouro ponto essencial é que o cidadão possa acessar esses serviços. Portanto, aqueles que não possuem conexão no celular, tem a possibilidade de entrar na rede através do ‘Junts’, graças à parcerias como essa, com a prefeitura de João Pessoa.

A estudante Natália Leal Dias de Oliveira, que mora em Mangabeira, falou que gostou das melhorias. “Gostei da reforma, porque antes não estava assim, agora tá melhor. A internet ajuda a passar o tempo enquanto o ônibus chega”, disse.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, quatro pontos de acessos foram instalados para dar cobertura à área. A rede já está liberada para acesso, através da “Junts Internet Grátis”. “Os usuários deverão conectar-se a rede e realizar um cadastro para que a conexão seja concluída”, explica Carlos Batinga.

A expectativa da Semob-JP é de que cerca de 300 mil pessoas que passam pelo Terminal de Integração, diariamente, utilizem o serviço. “Sabemos que muitas pessoas ainda não têm acesso a internet, por isso, este projeto incentiva a inclusão digital, aproveitando o tempo livre dos usuários que aguardam o transporte público”.

Melhorias no terminal de ônibus urbano

Os usuários do transporte coletivo da Capital estão usufruindo das diversas melhorias realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), após 90 dias de obras e 500 mil reais de investimentos.

As obras abrangeram toda a estrutura do TIV, desde o piso das plataformas, coberturas, rampas, sinalização, totens indicativos de linhas, banheiros e internet aberta (wi-fi) grátis, oferecendo mais conforto e acessibilidade para os usuários que aguardam o ônibus nos pontos de embarque e desembarque.

Toda a cobertura das plataformas foi substituída, proporcionando mais proteção, tanto do sol quanto da chuva, aos que aguardam o ônibus nos pontos de embarque e desembarque do Terminal de Integração do Varadouro.

Toda a sinalização vertical e horizontal foi plenamente revitalizada, oferecendo mais segurança para usuários e operadores do sistema de transporte coletivo de João Pessoa.

Fonte: PMJP