Notícias

*


O brasileiro Tadao Takahashi entra para a galeria da fama da Internet Society

A Internet Society reconhece e homenageia o brasileiro Tadao Takahashi como “Conector Global da Internet” (Global Connectors). Cientista da computação, Takahashi entrou para o “Hall da Fama da Internet Society”, onde apenas um brasileiro havia sido reconhecido até então, Demi Getshcko, membro com “Notório Saber” do Comitê Gestor da Internet no Brasil. A cerimônia foi realizada ontem, na Universidade da Califórnia em Los Angeles, de onde partiu a primeira mensagem da rede Arpanet, predecessora da Internet, em 1969.

Catorze cientistas da computação, acadêmicos, inventores e autores, representando 10 países, formaram a classe de “indutores de 2017”. Pessoas que proporcionara avanço à Internet com contribuições técnicas importantes, fomentaram seu alcance global e aumentaram a compreensão do público em geral sobre como funciona. Eles contribuíram acelerando acessibilidade e uso global da Internet.

Kathy Brown, presidente e CEO da Internet Society considera que, “em última análise, o sucesso da Internet depende das pessoas por trás disso, e esses motivadores personificam o espírito pioneiro dos ‘Inovadores’ e dos ‘Conectores Globais’ que foram tão fundamentais para nos trazer essa tecnologia sem precedentes. Eles são alguns dos primeiros evangelistas da Internet e seu trabalho tem sido a base para tantas inovações digitais que vemos hoje e para as gerações vindouras.”               

“Visionário da Internet, Inovador e Líder”

Tadao Takahashi iniciou a conexão entre as primeiras redes acadêmicas no Brasil e foi uma força motriz no esforço de estabelecer uma espinha dorsal que, em última análise, se tornaria a fundação da Internet brasileira.

Foi fundador e coordenador-geral do projeto da Rede Nacional de Pesquisa, lançado em setembro de 1989, cuja estrutura técnica e administrativa permitiu a abertura comercial da Internet no Brasil em 1995. Juntamente com outros pioneiros da Internet no Brasil, ele forjou um dos primeiros modelos para a governança de internet multi-stakeholder. Este modelo foi anterior ao renomado atualmente, inclusive o empregado pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Ele também foi o criador e presidente do Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e ampliar o uso estratégico da Internet no Brasil em áreas de aplicação importantes, incluindo governo, educação e saúde. Ajudou a moldar políticas públicas sobre iniciativas de tecnologias da informação e comunicação (TIC) das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, e continua a ajudar a usar as TIC para ajudar o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques, em nome da instituição, parabeniza Tadao Takahashi pelo reconhecimento internacional:

- A Internet foi e é construída por pessoas que enxergam possibilidades de melhorias para a sociedade e realizam essas visões. No Brasil, dezenas de cientistas trabalharam desde os primórdios da Internet, conectando computadores, formando redes e ensinando as gerações seguintes a darem continuidade ao trabalho. Nosso país, hoje, é respeitado no mundo inteiro como modelo de governança da Internet e na atuação dentre a comunidade técnica internacional. Tadao Takahashi é uma inspiração para darmos seguimento aos trabalhos pela formação de uma Internet livre, segura e globalmente conectada.

Assista ao discurso de Tadao Takahashi na cerimônia “Internet Hall of Fame 2017”