Notícias

Mini-Curso IPV6 esclarece mudanças no protocolo


Em Petrolina (PE) provedores regionais preparam mudança para IPv6

Na base das transmissões de dados em redes pela Internet está o Internet Protocol (IP). Desde quando começou a ser implementado, em 1983, sofreu alterações, especialmente para contornar o crescimento de dispositivos conectados à Internet. A versão que atravessou o milênio e chegou nos dias de hoje, o IPv4, esgotou-se. Não há mais blocos disponíveis para serem distribuídos para uso comercial em regiões como a do Brasil, na América do Sul e Caribe.

A transição para uma nova versão, portanto, é a única saída. O IPv6 chega com uma combinação numérica que deverá suprir tecnologicamente o mercado de conexão à Internet, inclusive prevendo o crescimento com a Internet das Coisas (IoT),

Assim, o analista de Projetos do Núcleo de Informações e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR), Lucenildo Lins de Aquino Júnior, esteve em Petrolina para o mini-curso IPv6, dentro da programação do Road Show Infraestrutura da Internet. Os provedores de acesso à Internet da região puderam atualizar os conhecimentos para executar com maior segurança a transição do IPv4 para o IPv6.

Na programação do evento, sexta-feira, Lindenberg Farias é o instrutor do Curso de Fusão de Fibra Óptica, 100% prático.

O Road Show Infraestrutura da Internet , em Petrolina, é realizado pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, Núcleo de Informações e Coordenação do Ponto BR (CGI/NIC.br) e da Associação de Provedores de Internet do Vale do São Francisco (Aprovasf).