Notícias

Balanço conectado


No arraiá fora de época de São Bento "das redes" a Internet ficou por conta do JUNTS!

Por Anderson Santana

A 375 quilômetros de distância da capital paraibana João Pessoa, onde está localizada a sede da ANID, está São Bento, no sertão do estado, conhecida como “Terra das Redes”. A cidade possui um pólo industrial têxtil de destaque onde são produzidas redes, mantas, dentre outros produtos que são comercializados no Brasil a fora, o que deu reconhecimento à localidade.

São Bento também é conhecida pelos festejos tradicionais no mês de julho, popularmente conhecidos na região como São João fora de época, com o “Arraiá Balançando a Rede”, que foi realizado pela 21ª vez entre os dias 13 e 16 de julho. Este ano, a sede dos festejos na praça Alzira Alves de Brito, centro da cidade, contou com uma novidade: acesso gratuito à internet. Através de parceria entre a prefeitura da cidade e a ANID, o projeto JUNTS chegou à “capital das redes” beneficiando os moradores e visitantes, que passaram a ter uma experiência de internet livre. 

Muitos dos usuários que não possuem conexão banda larga fixa em sua residência agora poderão contar com um espaço aberto com Internet via wi-fi para interagir e adquirir conhecimento. Para isso basta um smartphone, tablet ou notebook e logar-se na rede JUNTS, fazer um cadastro preenchendo nome, data de nascimento, número telefônico(dados que servirão para recuperação de senha caso seja necessário) e criar um login e senha. Os dados são confidenciais, protegidos para que ninguém tenha acesso a eles.O JUNTS está espalhado em mais de 200 pontos do nordeste, entre praças públicas, terminais rodoviários, paradas de ônibus, comunidades rurais, dentre outros locais de circulação pública, de forma aberta e gratuita. A iniciativa possibilita a inclusão digital de pessoas que, inclusive, desconheciam a Internet, o que promove direitos graças à democratização da comunicação e das informações na rede.

Com mais de 33 mil habitantes, a localidade deu mais um passo para a inclusão digital da população. É o compromisso da ANID para um Brasil cada vez mais igualitário.